Aconseg-MG revela desempenho positivo das assessorias no Estado

0
458

A Associação das Agências, Assessorias e Consultorias de Seguros do Estado de Minas Gerais (Aconseg-MG) promoveu um evento on-line para apresentar o 1º Relatório Anual do Mercado de Assessorias.

O estudo foi elaborado pelo economista Francisco Galiza, com base na produção de 20 assessorias mineiras em 2021. O presidente da Aconseg-MG, Robson Augusto Carneiro, disse que o levantamento expôs dados “relevantes” da participação das assessorias no contexto do mercado segurador mineiro.

“Realizamos uma análise econômica e estratégica do nosso mercado com o objetivo de orientar e contribuir para o crescimento dos principais agentes do segmento, corretores, assessorias e seguradoras”, justificou.

Galiza iniciou a apresentação mostrando os números do setor de seguros em Minas Gerais, que movimenta R$ 12 bilhões por ano em prêmios, incluindo a área de saúde.

Segundo o levantamento, as carteiras mais rentáveis são as de seguros de pessoas, com participação de quase 35% do market share, e a de automóveis, com 25%. O mercado mineiro cresce a taxas que variam de 10 a 15% ao ano, sendo que a arrecadação do Estado gira em torno de 6 a 7% do total de prêmios do País.

O estudo também revela que cada assessoria de Minas Gerais atende cerca de 280 corretores. “Em média, a carteira de automóvel lidera a produção das assessorias, mas em Minas, diferentemente de outros estados onde já realizei essa análise, há um equilíbrio maior entre os ramos. O destaque é o crescimento do segmento de benefícios”, ressalta o economista.

O estudo estima que o segmento de assessorias em Minas chega a faturar mais de R$ 400 milhões por ano em prêmios. O valor corresponde a quase 4% do mercado mineiro de seguros.

Galiza aponta que uma caraterística marcante do mercado mineiro é a quantidade de seguradoras que atuam com as assessorias. No total, são 27 companhias distintas.

“Há uma confiança no trabalho dessas empresas que crescem acima da média do mercado, o que demonstra um cenário positivo e otimista”, assinala.

O presidente da Aconseg-MG atribui o fato à “experiência, seriedade e eficiência das assessorias”. O dirigente acrescenta que as empresas associadas estão cada vez mais preocupadas em entregar valor aos corretores, sempre apoiando os profissionais para que aumentem sua produção. “Somos um importante canal de distribuição das seguradoras. Atuamos na diversificação das carteiras das companhias e na oferta de um mix de produtos variados aos corretores”, assegura.

A live de apresentação do 1º Relatório Anual do Mercado de Assessorias contou com a presença de executivos de assessorias e seguradoras, além de lideranças do setor como o presidente da Aconseg-SP, Helio Opirari Junior, o presidente da recém-criada Aconseg Norte e Nordeste (NNE), Djalma Ferraz, e o representante da Aconseg-RS, Giovani Bernardes. Também prestigiou o evento o presidente do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), João Paulo Moreira de Mello.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.