Allcare e IMD levam programa Saúde em Cena a escolas da rede pública de ensino

0
385

A peça “É Hora do Lanche” vai falar sobre alimentação saudável para 600 crianças do ensino básico

A Allcare Gestora de Saúde e o Instituto Melhores Dias (IMD) dão início ao projeto Saúde em Cena, com a apresentação da peça “É Hora do Lanche” em duas escolas da rede pública de ensino. Encenada por dois atores circenses, que falam de forma lúdica e divertida sobre alimentação saudável e higiene dos alimentos, a peça terá seis sessões e um público de 600 crianças entre 5 e 12 anos de idade.

Para o lançamento, foram escolhidas duas escolas de educação básica no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a EMEB Paulo Morando e a EMEB Celso Daniel. As duas unidades educacionais já fazem parte do projeto Infância Saudável, implantado pelo IMD, com o apoio da Allcare, e contam com hortas comunitárias desde o início de 2020.

A presidente do IMD, Joyce Capelli, explica a importância do projeto para a melhoria da qualidade alimentar dos alunos, dos seus familiares e das comunidades do entorno das escolas. “Com o Saúde em Cena, vamos fortalecer a cultura da boa alimentação nas comunidades, que além de já contarem com as hortas também vêm sendo orientadas por meio de atividades práticas sobre o tema, como colheita conjunta e workshop de receitas com os produtos cultivados, que são usados tanto na merenda escolar quanto pelas famílias envolvidas no projeto”, conta Joyce.

O lançamento do programa Saúde em Cena, previsto para 2020, junto com a implantação das hortas comunitárias, foi adiado em função da pandemia, já que não havia como reunir as crianças. “Na época, optamos por iniciar o projeto das hortas, especialmente porque vivíamos um período crítico para a segurança alimentar das pessoas”, comenta a superintendente de Gestão de Pessoas e Cultura da Allcare, Thalita Toja Fappi. Ela comemora o acerto dessa decisão, já que as hortas, hoje, abastecem mais de 70 famílias com alimentos cultivados pela própria comunidade.

É Hora do Lanche

Abelina e Abel são cientistas, irmãos gêmeos e, como não poderia deixar de ser, palhaços.

Abelina nasceu dois minutos antes que Abel e se acha a mais velha e sabichona. Abel é, então, o irmão caçula, todo atrapalhado. Eles pesquisam, investigam e descobrem o que fazer para ter uma alimentação saudável.

Uma pitada de risadas, uma colher de curiosidade e uma porção de informações fazem dessa apresentação deliciosa uma receita de diversão.

Abelina e Abel trabalham em seu laboratório de pesquisas divertidas e aleatórias, um ambiente que é tão sofisticado e desenvolvido quanto a imaginação dos irmãos. Na peça, eles colocam as pesquisas e experiências de lado para discutir o que irão comer na hora do lanche.

Toda a conversa entre os palhaços sobre o que cada um trouxe em sua lancheira, provoca risada na garotada, diversão e, ainda por cima, ótimas informações sobre alimentação saudável e higiene dos alimentos.

Pode comer coisinhas ou é melhor comer alimentos saudáveis e nutritivos? Quais são os alimentos nutritivos?

A gente pode enfiar qualquer coisa na boca para matar a fome ou é melhor preparar e higienizar os alimentos?

Basta engolir tudo ou é melhor mastigar bem?

Para acompanhar o lanche, devemos beber água. Mas quanta água?

Depois disso tudo, tem que escovar os dentinhos?

As respostas para tantas perguntas estão na peça “É Hora do Lanche”. Assista com muita atenção, com os olhos bem abertos e a boca cheia de água…

Vamos lá, que a risada não pode esperar!

Foto: IMD

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.