O Painel Especial, programa da GRTV que aborda comodidade, praticidade e conforto, recebeu em sua sétima edição o Diretor Comercial e de franquias da Dekra Brasil, Reinaldo Hagge e a Diretora Comercial – CSO na IGS Integral Group Solution, Ana Cláudia Calil. Durante o bate-papo, os executivos falaram sobre assistência e vistoria automotiva.
No Brasil, o volume de veículos atendidos pelas companhias de assistência nas carteiras dos grandes bancos, das grandes seguradoras é altíssimo. Isso impulsiona as companhias de assistência a investir e inovar em produtos voltados não somente para emergências, mas também para resguardar um dos bens mais valorizados pelos consumidores.
“Temos um grande foco nas assistências de automóvel e, estrategicamente, buscamos entender e surpreender o consumidor continuamente. Procuramos incluir coberturas nas quais os clientes percebam valor não somente no momento da emergência, mas também em relação a comodidade”, afirmou.
No ano passado, o mercado de assistência 24 horas foi muito afetado pela crise econômica. Houve uma redução bastante significativa na quantidade de atendimentos para veículos. Por outro lado, as assistências relacionadas à infraestrutura residencial, tecnologia e suporte cresceram exponencialmente. “Já é possível perceber um retorno gradual do volume dos atendimentos de automóvel. Mas ainda estamos longe de atingir o patamar anterior”, explicou.
Seguindo sua estratégia de ser uma empresa inovadora, a IGS está preparando inúmeras novidades que serão lançadas a partir do segundo semestre. “Algumas coberturas serão incluídas em nossos produtos core. Também serão implementados novos processos em coberturas de assistência”, finalizou.
Vistorias automotivas
Líder em vistorias automotivas no país desde 2008, a Dekra tem como público-alvo o mercado segurador, bancos, financeiras e empresas de consórcio. De acordo com Hagge, a vistoria prévia é um produto que traz segurança para os parceiros que a demandam quando necessitam aprovar uma apólice de seguro veicular um contrato de financiamento ou a liberação de um crédito de uma empresa de consórcio.
Com noventa franqueados em sua base, a empresa tem atuação em todo o território nacional, atendendo clientes em cerca de 4 mil municípios, onde cada franqueado tem um posto fixo. Também dispõem de postos avançados, em diversas cidades, e ainda realiza serviços em domicílio. “O Dekra sistema TV Smart é facilmente modificado e adaptado às exigências de cada player. As vistorias são realizadas de acordo com o padrão e as necessidades de cada contratante”, informou. As inspeções são realizadas e transmitidas por um analista interno da Dekra, onde é feita a confirmação das informações que foram coletadas sobre o veículo e gera um relatório que é enviado para o parceiro.
Outro nicho de mercado em que a empresa atua é o de vistorias de varejo, que mais detalhada e tem como foco o mercado de lojistas e concessionários. Traz segurança tanto para o consumidor final quanto para o lojista ou para o concessionário no momento da compra e da venda.
No que diz respeito à tecnologia, a empresa migrou parte das vistorias que antes eram realizadas presencialmente para uma ferramenta digital. Isso mitigou parte das ações que seriam demandadas. “A vistoria digital veio para ajudar a ampliar a gama de serviços que a gente já prestava, trazer celeridade e mais segurança para os públicos que atendemos”, analisou.
Para ampliar seu portfólio e a gama de serviços que oferece, no segundo semestre a Dekra irá lançar o Aira, um produto que promete transformar todo o know how da empresa em uma ferramenta única para consumo do mercado, e a vistoria mecânica.