Associação beneficente da Allianz Seguros apresenta resultados do último triênio

0
366

A Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA) apresenta um relatório com as atividades desenvolvidas pela entidade nos últimos três anos. Disponível no site da Allianz Seguros, o documento consolida as ações realizadas no período para suporte educacional e emocional dos frequentadores e o apoio às famílias da comunidade Santa Rita, zona leste de São Paulo, sobretudo durante a reclusão provocada pela covid-19.

Fundada em 1994 por colaboradores da Allianz Brasil, a ABA contribui com a educação de crianças e adolescentes da região em situação de vulnerabilidade social. A entidade mantém um acompanhamento constante desse público com o objetivo de auxiliá-lo no processo educacional e no desenvolvimento para o mercado de trabalho. Em 28 anos de atuação, a ABA já contribuiu com o desenvolvimento de mais de 9 mil pessoas por meio de ações de arte-educação, artes digitais, audiovisual, cultura digital, esportes e programas socioemocional, de capacitação para adolescentes e de ações sustentáveis. Todos os trabalhos são feitos em horário complementar à escola regular, por meio de um time de educadores.

“O relatório mostra à sociedade e a todos que contribuem para manter a ABA ativa e viva como a Associação se reinventou e demonstrou ainda mais o seu valor social, especialmente nos últimos três anos. Nos orgulhamos de apresentar os resultados mensuráveis e consistentes deste trabalho, que só foi possível graças ao apoio e à generosidade dos colaboradores da Allianz Brasil e de nossos parceiros de negócios”, declara Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros.

Diretor de Recursos Humanos e Comunicação da Allianz Seguros e atual presidente da Associação, Marco Campos reafirma que a Allianz Seguros e seus colaboradores acreditam e se mantêm engajados com os princípios e causas da entidade. “A ideia principal da ABA é assegurar meios e condições para que crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade tenham acesso a bens culturais, tecnologias, ampliação de conhecimento e vivências sustentáveis, fazendo desse acesso um instrumento de conquista social”, pontua.

Um dos principais feitos do último triênio foi a expansão da capacidade de atendimento físico da ABA, em 2019. O número de crianças, adolescentes, adultos e idosos beneficiados anualmente passou de 520 para 1.010 pessoas assistidas. Com isso, também foram ampliados os espaços de atividades e aulas para aumentar o atendimento e atender às necessidades da comunidade.

No mesmo ano, a Associação realizou a mostra dos trabalhos desenvolvidos por seus frequentadores em diversas frentes, reunindo o aprendizado adquirido por crianças e adolescentes e transformando-as em protagonistas. A ação seguiu de forma remota durante o isolamento social em decorrência da covid-19.

Atuação à distância e retorno presencial

Entre 2020 e 2021, a ABA realizou, ainda, seis ações de distribuição de cestas básicas aos moradores da comunidade Santa Rita. Com o apoio da Allianz Brasil, 156 toneladas – entre alimentos e itens de higiene pessoal e limpeza – foram doadas a mais de 6 mil famílias, suprindo as necessidades básicas geradas pela quarentena.

Mesmo enfrentando os desafios da covid-19, a entidade manteve a proximidade e o vínculo com a comunidade Santa Rita por meio do portal ABA Digital, possibilitando o acompanhamento remoto das aulas pelas pessoas atendidas. Desde março de 2020, foram promovidas mais de 3,1 mil videoaulas, 47 lives e 16 mostras virtuais. Com o intuito de ajudar os frequentadores no autoconhecimento, autocontrole, empatia e resolução de problemas, a ABA também promoveu rodas de conversa virtuais com pais e alunos, totalizando cerca de 7 mil encontros desde o início de 2020.

Em novembro de 2021, a Associação retomou às atividades 100% presenciais, seguindo todas as normas e protocolos de segurança sanitária. Acolhimento, escuta e diálogo foram as palavras-chave do retorno, que contou com atendimentos individuais entre a equipe da ABA e as famílias assistidas pela entidade. “Dinâmicas em grupo, rodas de conversa e atividades artísticas foram essenciais para que os participantes verbalizassem seus sentimentos e escutassem uns aos outros. Ficou nítido que, juntos, conseguimos avançar, realizar e crescer como cidadãos mais conscientes e empáticos”, avalia Rose Oliveira, diretora da ABA. “Seguiremos com o nosso compromisso e propósito de apoiar e desenvolver todos aqueles que integram a comunidade Santa Rita”, finaliza. Crédito foto – Ayumi Yamamoto

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.