BB Seguros/Descarte Inteligente do seguro residencial: 112 toneladas de resíduos reciclados

0
221

Em uma importante demonstração de compromisso ambiental, a assistência Descarte Inteligente, presente no seguro Residencial da BB Seguros, alcançou um marco significativo, destinando um volume de 112 toneladas de resíduos para reciclagem em 2022.

“Esse número é um dos aspectos que refletem o comprometimento da empresa com a sustentabilidade. Numa perspectiva mais ampla, as perdas por eventos catastróficos mais que triplicaram nas últimas décadas, combater o descarte inadequado de materiais é parte das iniciativas responsáveis da Companhia” afirma Raquel Gaudêncio, Superintendente Executiva de Governança, Inteligência de Mercado, Sustentabilidade e Inovação da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “É uma atuação efetiva, que atende a uma demanda da sociedade por responsabilidade ambiental das empresas e incentiva a adoção de comportamento condizente por parte dos nossos clientes” acrescenta a executiva.

A estrutura mobilizada para atingir este resultado é bastante abrangente e envolve profissionais em diferentes etapas do processo. Além dos colaboradores da seguradora, mais de 10 empresas destinadoras e mais de 30 microempreendedores fazem parte da operação formalizada.

De forma prática, na assistência de Descarte Inteligente realiza-se a retirada de móveis e eletrodomésticos nas residências dos segurados, a armazenagem em todo território nacional e a operação logística para o tratamento adequado dos resíduos. Na destinação final dos resíduos obtidos por meio da reciclagem, uma variedade de matérias-primas é processada.

Sofás de madeira infestados por cupins, mofos e umidade, por exemplo, passam por um processo de trituração e formação de blend, para serem transformados em biocombustível por meio do coprocessamento. Esse biocombustível é utilizado em fornos de alta temperatura para a produção de cimento, evitando que esses materiais contaminados acabem em aterros sanitários e, de forma sustentável, gerem energia sem consumo de mais recursos naturais.

Outros materiais, como plástico e metal, passam por processos de industrialização e retornam ao mercado como matéria-prima. Já materiais de menor volume e sem escala de industrialização retornam como subprodutos. Por exemplo, espumas não contaminadas podem ser utilizadas em puffs ou como enchimento de colchões para população em vulnerabilidade social. Madeiras não comprometidas podem ser transformadas em arte sustentável, gerando renda para artistas e artesãos locais.

O Descarte Inteligente está presente no pacote de assistências “Casa Limpa”, do plano Total do seguro Residencial da BB Seguros, e seu efeito positivo é uma amostra de como é possível combinar preocupações ambientais com impactos positivos na economia e na sociedade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.