Betterfly e Icatu levam água potável para comunidades ribeirinhas na Amazônia

0
302

A Betterfly, plataforma de benefícios corporativos que integra bem-estar, proteção financeira e impacto social, e a Icatu seguradora  anunciam a entrega de 300 filtros de água feita para famílias ribeirinhas que vivem à margem dos rios Amazonas e Tapajós. A doação beneficia mais de 1.200 pessoas na região amazônica e contou com a parceria das ONGs WATERisLIFE e Saúde & Alegria. A iniciativa é parte de uma doação de mil filtros de balde, realizada no início das operações da Betterfly no Brasil. No primeiro semestre deste ano, foram distribuídos 700 filtros de balde para comunidades no interior de Recife.

O filtro de balde é uma tecnologia social que permite que as famílias tenham, muitas delas pela primeira vez, acesso à água potável. Cada filtro proporciona água limpa para núcleos familiares com, em média, 4 pessoas. O sistema de filtragem  é simples: um balde de 20 litros precisa estar posicionado em uma elevação, por conta da gravidade; a água passa por uma mangueira de silicone acoplada ao balde; percorre um caminho até o filtro e sai, pura (livre de vírus e bactérias), para consumo imediato. O kit acompanha uma seringa para limpeza no modo backflush –  quando os equipamentos possibilitam a limpeza automática dos elementos filtrantes internos, sem interromper a continuidade do processo de filtragem – que deve ser feito diariamente. Isso permite que o equipamento possa ter uma vida útil de longa duração.

“Convidamos colaboradores e clientes da Betterfly para participarem desta entrega de filtros de balde, para que vivenciassem, na prática, experiências reais de voluntariado. É uma forma de conectar com o propósito gerador da Betterfly, a oportunidade de ser um agente de mudança e tangibilizar o impacto que geramos por meio das doações em nosso aplicativo. Temos certeza que foi um momento valioso e transformador para todos os envolvidos na iniciativa”, afirma Gabriela Bardavid, NGO’s Leader da Betterfly.

A WATERisLIFE é uma organização humanitária internacional, parceira da Betterfly desde sua fundação, em 2018, e atua na distribuição de água potável para comunidades vulneráveis em mais de 50 países do mundo. Ao todo, Betterfly já doou, por meio da WisL, mais de 250 mil litros de água potável.

“O impacto dos filtros na vida dessas famílias é imensurável, principalmente, em aspectos como a saúde, higiene pessoal e no trato de alimentos para consumo, sendo um grande benefício, principalmente, para as crianças. Água potável é um direito de todo cidadão e queremos proporcionar isso”, afirma Baruc Venditto, diretor da WATERisLIFE na América do Sul.

Experiência imersiva

A proposta de proporcionar oportunidade a mais pessoas de viverem o efeito betterfly na prática foi, de fato, impactante para os dois lados, para quem recebeu e para quem doou:

“Participar da entrega dos filtros concretiza a experiência da Betterfly, transforma em realidade o ‘game’ de acumular e doar as moedas do aplicativo. Vivenciar uma realidade tão diferente da nossa, que vmos a água limpa sair da torneira sem restrições, nos estimula a querer ajudar cada vez mais. A Imersão Amazônia foi mesmo uma experiência incrível”, afirma Telma Silva, gerente de Comunicação Interna da Icatu Seguros.

Para despertar mais ainda o senso de pertencimento e o impacto de nossas pequenas ações no dia a dia, um grupo de diversas áreas da Betterfly participou da imersão.

“Foi indescritível poder proporcionar essa experiência única ao nosso time de colaboradores. Pudemos ver na prática a mudança na vida dessas famílias, por meio das nossas doações, e perceber que exercitar nossa humanidade causa um impacto social tão grande. A ideia é que outros participem de futuras ações e vejam como é uma via de dois lados, todos felizes ao fim da missão”, finaliza Virgínia Vairo, head de Pessoas e Cultura da Betterfly.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.