Capemisa chega aos 60 anos entre as seguradoras independentes mais rentáveis

0
161

Nascida de uma história de dedicação e proteção à vida das pessoas há 60 anos, a Capemisa Seguradora chega ao mês do aniversário de sua fundação comemorando os resultados da atual gestão. Com a meta de estar entre as dez seguradoras independentes mais rentáveis até 2021, a companhia viu crescer sua carteira de Vida, Previdência e Capitalização, com um aumento de 132% no resultado operacional dos últimos cinco anos. Em 2019, a receita operacional da companhia chegou a R$ 374 milhões.

De lá para cá, o presidente Jorge Andrade (foto) e sua diretoria implementaram um planejamento estratégico, tático e orçamentário, que reduziu em 38% as despesas administrativas. A nova gestão também passou a envolver e valorizar os colaboradores neste processo de crescimento e investiu em tecnologia para melhorar a experiência dos corretores parceiros e clientes.

“Trouxemos transparência e uma gestão de orientação para resultados. Como uma seguradora especialista em Vida, nosso principal ativo são as pessoas que trabalham com a gente. Essa sensação de pertencimento contribuiu enormemente com todas as estratégias para construirmos um caminho de crescimento”, afirma Jorge Andrade, lembrando que este ano a empresa recebeu o selo conferido pela consultoria Great Place to Work. “Estimulamos essa cultura de desenvolver e capacitar nosso colaborador, de fazê-lo criar e pensar diferente em formas de contribuir para o nosso negócio – que também é dele, que ele que faz acontecer”, explica o presidente.

Parceria com o Corretor e Capitalização

Desde 2015, a companhia também vem se dedicando com especial atenção à força de vendas. Em meio à cultura de transformação digital, os processos de trabalho foram repensados para dar agilidade, flexibilidade e autonomia aos corretores. A companhia recentemente lançou a Central do Corretor e há novas entregas e previstas também para o Meu Portal CAPEMISA, o novo Portal de Clientes.

Em relação à estratégia de segmentação, Jorge Andrade explica que a companhia busca entender as necessidades do cliente para formatar o produto que ele precisa. “Esse cuidado faz com que tenhamos as soluções de Vida para pequenas e médias empresas com maior aceitação e volume de cobertura. Fazemos questão de entender do negócio para criar diferenciais de flexibilidade e inovação, empoderando o corretor”, diz ele.   

Além do PME, a companhia passou a apostar na comercialização de Títulos de Capitalização, consolidando-se neste ramo, principalmente após novo marco regulatório, que instituiu a modalidade de filantropia premiável. A Capemisa Capitalização, controlada da Capemisa Seguradora, arrecadou R$ 426 milhões, em 2019, contribuindo para a melhora no resultado da sua controladora.

A Capemisa também voltou a atuar com assistência financeira para funcionários públicos e militares das Forças Armadas, dentre outros.

Investimentos em Tecnologia

Os investimentos em tecnologia garantiram cotadores e processos digitais mais ágeis aos corretores. Outras entregas ainda estão por vir, como a assinatura digital, implantação, endosso e renovação onlines, negociação de inadimplência, aviso de sinistros. Todo o relacionamento com clientes e corretores será feito com um clique, preservando a mesma qualidade no atendimento.

Dentro de casa, a empresa investiu na implementação de um sistema de soluções que permitem ao colaborador trabalhar remotamente, já que todos os dados e arquivos estão na nuvem. Durante a pandemia, essas iniciativas garantiram o pleno desenvolvimento do negócio e vão permitir também que a Capemisa adote permanentemente o modelo de Home Office, sem qualquer prejuízo às operações.

“Conseguimos manter a continuidade do negócio porque nos preparamos para isso. O planejamento estratégico, tático e orçamentário tem feito grande diferença desde que assumimos, em 2015. Continuaremos nos estruturando para o crescimento dos negócios e melhor experiência dos nossos mais de 2 milhões de clientes, sobretudo com investimentos em tecnologia e inovação”, afirma Jorge Andrade.

Compromisso social

A Capemisa Seguradora contribui para a assistência de crianças e idosos em vulnerabilidade social por meio do trabalho realizado pelo Lar Fabiano de Cristo. Atualmente são 49 unidades e instituições parceiras em todo o Brasil, beneficiando mais de 50 mil pessoas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.