CNseg integra Câmara Temática para modernização do sistema agropecuário brasileiro

0
73

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) vai atuar como uma das 46 entidades que vão compor a recém-criada Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio (CNPA). A iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) propõe o fortalecimento do setor agropecuário em todo o país, e deve aprimorar os mecanismos de financiamento privado, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor rural.

O diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago, destacou sobre a importância de incluir representantes de diversos setores do país para debater a modernização desses instrumentos financeiros e a criação de novos mecanismos que atendam às necessidades do setor agrícola nos estados e municípios.

“Parabenizamos o MAPA pois esta é uma importante iniciativa para fomentar as discussões sobre os desafios que estamos passando e que iremos passar com as mudanças climáticas. A criação da Câmara Temática de Gestão de Risco Agropecuário é um passo importante também para a construção de políticas públicas eficientes para o agronegócio brasileiro, promovendo a segurança e o desenvolvimento sustentável do setor”, afirmou.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informa que o colegiado irá desenvolver modelos de financiamento para irrigar o mercado e fazer a agropecuária crescer ainda mais. “Essa Câmara cumpre o papel de pensar novas formas de financiamento para que a agropecuária cumpra o grande papel de gerar oportunidades, empregos e renda para o povo brasileiro”, ressaltou.

Para compor a nova Câmara, foram nomeados os membros titulares e suplentes de diversos setores relacionados ao agronegócio, tanto públicos quanto privados. Entre eles estão associações, empresas do setor, instituições de pesquisa, bancos, seguradoras e órgãos governamentais.

Fortalecimento e diálogo

A CNPA é o resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que estava voltada para mecanismos públicos de crédito agrícola. A Portaria Nº 56/24, que institui a CNPA e lista seus integrantes, foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (10/5).

As Câmaras Temáticas tratam temas transversais relacionadas a cadeias produtivas, são constituídas por representantes de entidades de caráter nacional, de produtores, trabalhadores, consumidores, empresários, autoridades do setor privado e de órgãos públicos, técnicos governamentais e instituições financeiras.

*Com informações ASCOM/MAPA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.