CongreNorte, legado positivo no desenvolvimento e crescimento do mercado

0
279

O presidente do Sincor-AM/RR, um dos sindicatos de corretores de seguros da região que estiveram unidos para a realização do CongreNorte, recentemente, em Manaus, declarou que o objetivo do congresso foi trazer um legado muito positivo para a promoção do desenvolvimento e crescimento do mercado de seguros na região. “Com minha formação em Economia, sempre enxerguei o mercado de seguros pujante em oportunidades, mas incomodado com o porquê de ainda sermos relativamente pequenos em termos de faturamento, sabendo dos potenciais socioeconômicos de nossa região”, disse Erico Parente.

Somando todos os estados da região Norte, entre empresas e pessoas físicas, há apenas 2.749 corretores de seguros. “Costumo me atentar aos números de 1.198 empresas corretoras na região, para uma população de aproximadamente 15 milhões de habitantes”, apontou. “Existe um número muito pequeno de corretores para atender a população. Por exemplo, no Estado de Roraima, que conta com 500 mil habitantes, são apenas 13 empresas corretoras. Visitei em março uma grande corretora em Roraima e disse quero entender como se consegue atender uma proporção de 18 mil clientes para cada empresa – ‘devem estar milionários’, provoquei”. Para o dirigente, a Escola de Negócios de Seguros (ENS) tem o desafio de formar mais corretores para a região. “A tecnologia está a nosso favor com o ensino a distância, já vem promovendo acesso em regiões onde não existiam corretores. No Norte e também no Nordeste há muitas cidades que não são atendidas por um corretor sequer, esse é o principal legado do Congresso Norte dos Corretores de Seguros”.

Erico Parente também defendeu que o corretor de seguros precisa investir em sua capacitação empresarial para que possa evoluir sua consultoria em proteção financeira. “O evento também teve esse objetivo: promover em curto espaço de tempo muitos conteúdos de qualificação. Tivemos o encontro da ENS, da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), das principais seguradoras e demais players da região debatendo sobre a evolução do setor e creio que possamos sim dar grande salto de desenvolvimento para o mercado de seguros. O corretor também precisa aprender a empreender, tivemos painéis neste sentido, para dar orientações práticas”, salientou.

Empresas presentes

O Grupo Bradesco Seguros foi um dos participantes do CongreNorte. A empresa participou de três palestras no segundo dia de evento, sendo a primeira delas sobre “Riscos Empresariais: Um Polo de Oportunidades”, na qual o superintendente executivo comercial Bradesco Seguros – com foco em Auto e Ramos Elementares – na região, Paulo Cesar Martins, foi o palestrante. Já a segunda, com o tema “Corretor, o Norte na Distribuição de Seguros”, teve a participação do superintendente executivo comercial da Bradesco Vida e Previdência na região, José Luiz Fontes. Por fim, aconteceu a palestra “Saúde, Odonto e a Geração de Novos Negócios com PME’s”, com apresentação do superintendente executivo comercial da Bradesco Saúde na região, Pablo Guimarães.

A Allianz Seguros também esteve presente na edição 2023 do CongreNorte, promovido pelo Sincors AM-RR, PA, RO-AC e TO.

Os corretores parceiros da Allianz foram recebidos em um estande exclusivo da Companhia, que também integrou dois painéis no dia 29. O primeiro deles, teve como tema “Crescendo com sustentabilidade no seguro Auto” e contou com a participação de Saulo Gabriel, superintendente de Produtos da Allianz Seguros. Na sequência, foi a vez de Denis Castanho, superintendente de Transportes da empresa, falar sobre “A rota do seguro de Transportes de Cargas na região Norte”.

Diretor Comercial Regional Norte e Nordeste da Allianz Seguros, Alexandro Barbosa, também marcou presença no Congresso. “A região Norte é muito importante para a sustentabilidade não só da nossa operação, mas para a atuação do mercado segurador de um modo geral”, declarou o executivo. “Aproveitamos essa oportunidade para estreitar o relacionamento com os nossos parceiros de negócios, além de levar o que temos de promissor nas diversas carteiras que atuamos”, acrescentou.

Liberty Seguros

A Liberty Seguros foi um dos destaques da 2ª edição do Congresso Norte de Corretores de Seguros, o CongreNorte.

Além de toda a equipe comercial da Liberty na região Norte, a seguradora foi representada pelo diretor Regional Norte e Nordeste, Emerson Passos; pelo diretor de Seguros de pessoas, Alexandre Vicente; pelo diretor de Transportes, Marcos Siqueira; e pela superintendente de Marketing Digital e Experiência do Cliente, Etienne Gonçalves.

A presença da Liberty no CongreNorte faz parte da estratégia da companhia de fortalecer a parceria com os corretores da região, além de reforçar a visão da empresa de que esses profissionais não são apenas canais de vendas e relacionamento, mas são, acima de tudo, grandes aliados de negócios e consultores indispensáveis para o mercado segurador como um todo.

“Nossa participação no CongreNorte foi muito positiva. Tivemos bastante contato com corretores locais e ficamos muito felizes com a força e proximidade que a Liberty tem com os parceiros que atuam nesses estados”, destaca Emerson Passos, diretor Regional Norte e Nordeste da Liberty Seguros. “O Norte, assim como as demais regiões do Brasil, é extremamente estratégico para a Liberty. Além do relacionamento com os parceiros, foi muito bacana termos a oportunidade de abordar temas tão importantes nos painéis, como a sustentabilidade e o empreendedorismo”, conclui o executivo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.