Em sua edição de janeiro, o Comentário Econômico, programa da GRTV, canal voltado para o gerenciamento de riscos, fala da rentabilidade de alguns ramos de seguros no ano de 2022. Apresentado por Paulo Alexandre, o programa tem como comentarista o Consultor Econômico, Francisco Galiza.
No primeiro momento, Galiza falou sobre o ramo de automóvel. “Esse ramo deu uma subida nos sinistros no ano passado, até por conta do aumento nos preços nos acessórios e, também, nos veículos, isso fez com que o valor da sinistralidade aumentasse resultando assim numa queda de margem que em 2021 foi 17% e em 2022 caiu para 10%. O que compensou esse movimento foi o aumento de receita, que no caso do automóvel foi de mais de 30%, explicou.
Já o segundo ramo abordado foi o residencial. “Nesse caso, a variação da margem operacional comparando os últimos dois anos foi de menor intensidade, não foi tão brusca quanto o de automóvel. E outro ponto interessante, é que a taxa de crescimento não foi tão intensa quanto o ramo de automóvel, a estimativa é que chegue a uns 15%. Vale ressaltar que cada ramo tem uma realidade e um comportamento próprio”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra: