Comentário Econômico estreia na GRTV

0
261

Comentário Econômico, programa da GRTV, tem por objetivo principal fazer uma análise contábil dos dados das seguradoras. Em sua 1ª edição, trouxe uma análise mensal da produção de veículos, o Índice de Confiança na indústria (ICI) e o lucro das seguradoras. Apresentado pelo jornalista especializado em seguros, Paulo Alexandre, o programa tem como comentarista o Consultor Econômico, Francisco Galiza.

“A produção de veículos é muito importante para o mercado segurador brasileiro. Entre os anos de 2019 e 2020, ela sofreu uma queda de 32% devido à crise econômica que se desencadeou”, afirmou o consultor.

Para 2021, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) prevê um crescimento de 25% em relação a base do ano passando, chegando a um patamar próximo de 2,5 milhões. “Se atingir esse resultado ele ainda não irá recupera o nível de 2019, mas já representa uma melhora importante e um fato bastante relevante para o mercado de seguros”, explicou.

A retomada, ainda que gradual, da produção de automóveis, impacta diretamente no aumento da confiança na indústria. Segundo Galiza, atualmente o Índice de Confiança na indústria (ICI) está em torno de 115 pontos. A expectativa é que esse nível se eleve nos próximos seis meses.

Em relação ao lucro das seguradoras, o consultor afirma que o lucro líquido agregado vai situar em torno de R$ 18 bilhões. Uma queda em relação ao ano de 2019, que fechou com R$ 22 bilhões. “Mas é um número esperado se levamos em consideração o ano atípico e turbulento que tivemos no que diz respeito à economia. A expectativa para 2021 é de que haja uma reversão, que haja uma melhora tímida, mas, ainda assim, uma melhora”, concluiu.

Confira a entrevista na íntegra: 


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.