Copart instala parque de geração solar em pátios para abastecer operação no sudeste do Brasil

0
238

Companhia passa a utilizar mais 300 placas fotovoltaicas para obter energia sustentável no estado de São Paulo. Capacidade produtiva será de aproximadamente 680 kWh/dia, somando mais de 250 mil kWh ao ano

A Copart, referência na organização de leilões extrajudiciais de veículos, acaba de implementar três parques geradores, a partir de fonte solar. A novidade será responsável pelo abastecimento de energia elétrica para a operação da empresa na região sudeste do País e foi instalada nos pátios de Embu das Artes (SP), Itaquaquecetuba (SP) e Pirapora do Bom Jesus (SP).

As placas fotovoltaicas têm capacidade produtiva de aproximadamente 680 kWh/dia, o que significa um potencial de até 250 mil kWh de energia ao ano. O uso da geração solar irá compensar a pegada de carbono equivalente a 244 toneladas de carbono por ano, além de evitar o uso de 96 toneladas de carvão e o corte de mais de 13 mil árvores no mesmo período.

Para a execução do projeto, a companhia já investiu mais de 1,5 milhão de reais para a instalação de 334 placas fotovoltaicas instaladas nos pátios de São Paulo. “Nossos investimentos em infraestrutura não podem se resumir à tecnologia de ponta utilizada no dia a dia da operação”, conta Adiel Avelar (foto), presidente da Copart Brasil.

“Por isso os investimentos em iniciativas de sustentabilidade, não se resumem a este primeiro projeto na Região Sudeste. Já prevemos a instalação de novos parques nos pátios das Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, com a meta de apoiar nossa operação, que já é net-positive”, explica o executivo.

O Gerente de Operações da Copart, Paulo Marson, corrobora o fato da empresa ter alcançado o status de pegada positiva de carbono (net-positive). “Nossa operação já é sustentável, considerando a natureza do negócio e o incentivo à economia circular”, afirma. “A Copart promove a reutilização, recirculação e reciclagem de milhões de carros ao redor do mundo, e segue empenhada em reduzir a pegada de carbono resultado dos processos operacionais da companhia”, conclui o executivo.

Investimento mundial em energia renovável

A evolução da Copart Brasil para um modelo de geração e abastecimento a partir de energia solar, acompanha o posicionamento global da companhia. As instalações da Copart na Alemanha e na Espanha, por exemplo, já são 100% abastecidas por meio de painéis fotovoltaicos.

No último ano, a Copart investiu mais de 20 milhões de dólares em oito projetos de energia solar, destinados a fornecer energia limpa à operação dos Estados Unidos. Ao todo, os projetos solares nos pátios norte-americanos têm capacidade para produzir mais de 65 milhões de kWh de eletricidade em 2023, reduzindo as emissões de CO2e em aproximadamente 28 milhões de toneladas de carbono.

Sobre a Copart

A Copart é uma empresa multinacional norte-americana com ações na NASDAQ e presente em onze países nas Américas, Europa e Ásia. No Brasil desde 2012, a atuação da Copart é voltada à organização de leilões extrajudiciais de veículos e mantem 24 pátios em todas as regiões do território nacional.

A companhia emprega as mais altas tecnologias e inovação para garantir rápida monetização do bem, menor cycle time (tempo de todo o processo desde a remoção do veículo, chegada no pátio da Copart e venda) e maior rentabilidade tanto para o cliente corporativo, que são seguradoras, financeiras, bancos, empresas e locadoras, como para o consumidor final.

Recentemente, a empresa lançou uma plataforma inédita no mercado, o Venda Meu Carro, que possibilita ao proprietário comercializar qualquer tipo de veículo, desde irrecuperáveis até carros de colecionador. A solução garante que o veículo seja comercializado em até uma semana, de forma ágil, totalmente online e sem grandes burocracias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.