D’Or Consultoria lança campanha para falar da importância da saúde mental

0
224

O impacto da pandemia na saúde mental dos brasileiros é preocupante. Pensando nisso, a D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or São Luiz, inicia este mês a campanha Abra a mente – viralize a saúde mental. A ideia é tirar dúvidas sobre o assunto e desmistificar a psicoterapia e, assim, combater o preconceito que ainda existe em relação aos transtornos psíquicos.

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, conhecido também por Setembro Amarelo. E, em 2021, após mais de um ano de pandemia, o tema ganhou ainda mais relevância, já que o isolamento social trouxe um aumento nos transtornos mentais e comportamentais. Pesquisa da Fiocruz, por exemplo, afirma que 40% dos brasileiros sentiram tristeza ou depressão durante a pandemia.

A campanha traz informações sobre as doenças, dicas para a saúde mental, tipos de psicoterapias e muito mais. “A ideia é dar acesso aos dados e mostrar que, assim como outros tratamentos médicos, a psicoterapia é fundamental para qualquer cidadão e em diversas fases da vida”, comenta Ricardo Freiesleben, Superintendente de Marketing e Comunicação da D’Or Consultoria.

Sinais – Os transtornos podem surgir por conta de diversos fatores sociais, genéticos, ambientais e psicológicos. Questões relacionadas a personalidade e biologia podem tornar algumas pessoas mais suscetíveis aos desequilíbrios emocionais.

Uma pesquisa da OMS afirma que metade dos problemas mentais começa aos 14 anos, mas a maioria deles não é detectada nem tratada. A depressão costuma ser uma das principais causas de doenças e até incapacidades dos jovens. Além disso, há um dado muito alarmante: o suicídio na adolescência é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos.

É importante estar atento a mudança de comportamento e problemas nas relações sociais, familiares e no desempenho escolar. Estes sinais podem indicar a necessidade de psicoterapia.

A campanha chama a atenção também para a saúde mental no ambiente de trabalho. Segundo os especialistas, quando existem problemas como metas inalcançáveis, gestores sem preparo e falta de planejamento profissional, podem ocorrer problemas como ansiedade, depressão, burnout, entre outros. Neste caso, a busca por estratégias envolve a gestão das empresas, mas a psicoterapia pode auxiliar a administrar sentimentos e a buscar soluções. Além do acompanhamento psicológico, existem ações que podem ser inseridas no dia a dia e que auxiliam o equilíbrio emocional como: meditar, estabelecer uma rotina, regular o sono, alimentação saudável e exercícios físicos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.