Economistas analisam os melhores desempenhos das seguradoras

0
346

Considerado termômetro para o mercado de seguros do Brasil, o Prêmio Segurador Brasil 2019 acontece nesta quinta, 28, em São Paulo, para um público fechado, formado por altos dirigentes e executivos  das seguradoras, corretoras e prestadoras de serviços para o setor. Pelo terceiro ano, com a análise da equipe de economistas da Silcon Estudos Econômicos, com base no Rio de Janeiro, e responsável pela prestação de serviços na área de estudos e planejamento econômico-financeiro, estratégico e tático-operacional de empresas de diversos setores.

O Prêmio Segurador Brasil em sua 16ª Edição continua com o propósito de classificar as empresas do segmento de seguros nas Categorias “Melhor Desempenho” (conglomerados de médio e grande porte, respectivamente com faturamento abaixo e acima de R$ 2,5 bilhões), “Liderança” (evolução do market share) e “Maior Crescimento de Vendas” (comparação do faturamento nos dois últimos anos).

Os estudos, num comparativo entre os períodos de 2017 e 2018, foram encaminhados aos presidentes e principais dirigentes das seguradoras classificadas, reforçando o sinônimo de credibilidade e transparência da premiação.

Melhor Desempenho

Para retratar as mudanças no desempenho, a análise utiliza os registros contábeis divulgados pela sistema SES da Susep, de acesso público, e examina a posição de cada empresa em relação à média do mercado. Esta metodologia permite identificar as empresas com maior avanço e melhoria, independente do seu tamanho e das condições do mercado.

Market Share

Num segmento tão competitivo, a liderança atesta a capacidade técnica e de gestão da empresa em um produto/carteira. O Prêmio Segurador Brasil prima por uma avaliação mais acurada dos resultados, traduzindo o desempenho da empresa no seu ciclo de negócios. Com isso, se caracteriza uma democratização da avaliação, onde não basta vender muito sem produzir resultados favoráveis e vice-versa.

A participação no mercado hoje não garante o mesmo desempenho amanhã.  Por isto, o Segurador Brasil identifica as empresas – independente do seu tamanho – que por seus méritos – conseguem aumentar sua participação no mercado. Além disso, também foram observados desempenhos atípicos oriundos de defasagens temporais de lançamentos, os quais foram devidamente ajustados.

Crescimento de Vendas

O mercado brasileiro de seguros a cada dia se torna mais competitivo.  O mercado de ontem e a expansão passada já não servem para sinalizar o que vai acontecer amanhã. As fusões de grandes grupos, o ingresso e a criação de novas empresas com participação de investidores estrangeiros, a especialização em segmentos diferenciados e as novas práticas ditadas pela globalização tornam o ambiente agressivo e mais competitivo. Obter um crescimento bem acima da média de mercado e da concorrência demonstra o esforço e a competência dos canais de distribuição e seus administradores.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.