Fundamental para o crescimento do mercado de seguros – principalmente nos ramos em que é necessário um apoio consultivo para a contratação. Assim, a Fator Seguradora classifica o corretor de seguros. E, para esse profissional, a Companhia anunciou recentemente uma grande novidade: emitir de forma online apólices de Responsabilidade Civil Profissional (E&O) – inclusive combinada de E&O com RC, na mesma apólice, em diversos riscos – tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, pelo Portal do Corretor.

Ao atender profissionais de todos os portes – agora também os pequenos e médios –, a Fator passa a ser uma seguradora para todos os corretores. O Portal do Corretor é a versão da Companhia e que tira o “rótulo” da seguradora de ser, até então, somente de Garantia. Por isso, a seguradora adotou o slogan “Fator muito mais que garantia”, para mostrar que existem outros produtos a oferecer e demais soluções aos corretores.

Totalmente online, os corretores cadastrados podem acessar o site, fazer cotações e emissões, de qualquer parte do país. “Mesmo com o mundo cada vez mais digital, muitos ramos de seguro sempre precisarão do conhecimento e do apoio técnico dos corretores, para que a contratação seja realmente adequada ao segurado”, diz Luciana Natividade (foto), diretora Comercial da Fator Seguradora. Segundo ela, é muito fácil e rápido se cadastrar no Portal, sem nenhuma burocracia. E, com isso, a meta é ampliar o número de parceiros. Atualmente, a seguradora tem uma base de 1.500 corretores cadastrados e cerca de 250 ativos.

A executiva conta que, antes do Portal, o foco era exclusivo em grandes riscos, mas, com o Portal, a seguradora passa a atender negócios menores que o parceiro corretor tenha.

E, assim, cada vez mais, a Companhia quer se aproximar dos corretores, com uma série de ações. Entre elas, a ativação de sua base de corretores por meio de e-mail marketing e treinamentos. O início se dará em regiões em que a seguradora tem filiais, por meio de eventos junto às regionais do Sincor, com simulações rápidas e pontuais. Outra ação é junto às Assessorias de Seguros, ausentes dos negócios da Fator, antes do atendimento a pequenos e médios corretores. Com o Portal e todas as suas funcionalidades, as Assessorias passaram a ser um foco, uma ampliação da equipe comercial da seguradora.

No Portal do Corretor, as novidades não param por aí. A tendência é, até o final de 2019, que todos os produtos migrem para o Portal, com as mesmas facilidades – cotação e emissão online. O próximo produto a ir ao Portal será o Seguro Garantia, no início de 2019.

Novas oportunidades

Considerado um paradigma no mercado, por todas as dificuldades – caro e com contratação burocrática -,os corretores criaram um trauma com o Fiança Locatícia. No produto desenvolvido pela Fator, de acordo com a executiva Luciana Natividade,  o processo é simples e voltado para pessoas jurídicas.

Desenvolvido pela seguradora em 2014, possui uma metodologia diferenciada de precificação. Ele é absolutamente competitivo com a fiança bancária, normalmente a ferramenta usada nas grandes locações. “Não há ainda precificação igual a nossa”, ressalta a diretora Luciana Natividade, garantindo: “Em menos de 24 horas, a apólice é emitida”, explicando que o produto traz a facilidade ao corretor de oferecer uma solução alternativa para o cliente, sem comprometer o crédito que tem no banco, como acontece com a fiança locatícia. “E ele pode servir como uma porta de entrada na empresa para que os corretores ofereçam outros produtos”, afirma Luciana, destacando que o produto é uma grande oportunidade e renovável por anos e anos, já que não é raro um grande imóvel ter contrato de locação por muitos anos. “Um momento oportuno”, esclarece a executiva, afirmando: “A vacância de imóveis ainda está em alta, as empresas ainda estão se mobilizando para mudar de endereço, e o corretor que atender o produto será bem-sucedido”.

Para ela, é por meio da ampliação do conhecimento de produtos e soluções, que o corretor consegue melhor identificar demandas na sua própria carteira de clientes, elaborando estratégias de prospecção de novas contas. “Muitos corretores ainda atuam apenas no ramo de Automóvel, o que torna o alcance das metas de venda e principalmente de resultado, difíceis de alcançar. Mas o mercado de seguros é amplo e sempre traz novas soluções, de modo que o corretor tem que estar sempre atento para aproveitar as novas oportunidades que surgem”.

Mais novidades

Outra novidade recente foi o lançamento do Seguro Paramétrico para o setor de energia. Luiz Alberto Pestana (foto), diretor Técnico da Fator Seguradora, conta que ele se aplica a projetos existentes de geração de energia e a grupos de investidores que vão a leilão para novos projetos. O Seguro Paramétrico cobre a falta ou excesso de chuvas, sol e vento. A cobertura é única para a quebra ou a redução da receita decorrente da falta ou redução da fonte energética. É um produto que tem vigência de 12 meses e, após esse período, é feito a apuração se houve sinistro.

Em sinergia com o Seguro Paramétrico estão os seguros de Riscos Operacionais e Nomeados, produtos já bastante consolidados pela Fator. Segundo Pestana, está no DNA da Fator ser uma Companhia de grandes riscos, preparada para o futuro.

Atividades cobertas pelo Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (E&O) da Fator Seguradora:

Pessoas Físicas e Jurídicas: engenheiros/arquitetos, administradores imobiliários, agências de publicidade/propaganda e de turismo, consultorias, designers gráficos, editoras e gráficas, empresas de vídeo, filmagem e de mídia, engenheiros e arquitetos, advogados/escritórios de advocacia e contabilidade, farmácias, médicos/riscos médicos (ambulatórios, clínicas médicas, dentistas/clínicas odontológicas, centros de diagnósticos, hospitais, laboratórios, maternidades, prontos-socorros), veterinários/riscos veterinários , creches,  hotéis, lojas, entre outros.

Empresas que podem contratar apólice:

Faturamento de até R$ 5 milhões por ano, domiciliadas no Brasil e constituídas por no mínimo dois anos.

A Fator Seguradora pertence ao Conglomerado Fator, composto pelas seguintes áreas de atuação: Administração de Recursos, Corretora de Valores e Banco Fator. Em 2017, a seguradora registrou um crescimento de 14%, quando comparado a 2016, somando R$ 147 milhões em prêmios emitidos. Para este ano, a meta é crescer 36%. A seguradora possui uma expectativa muito grande de alcançá-la, principalmente em decorrência do Portal do Corretor.

Em seu portfólio estão o Seguro Garantia, Seguro Fiança Locatícia, Riscos de Engenharia, Riscos Patrimoniais, Riscos Diversos – Máquinas e Equipamentos, Riscos Paramétricos, Responsabilidade Civil Geral, Responsabilidade Civil para Executivos (D&O) e Responsabilidade Civil Profissional (E&O).

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2019 Revista Segurador Brasil - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?