Férias: evite surpresas, viaje seguro e com tranquilidade

0
73

Confira dicas para enfrentar os desafios e viajar com segurança na pandemia

As crianças estão de férias e depois da reclusão imposta pela pandemia é difícil resistir a uma viagem em família. Enquanto você ainda curte as festas de fim de ano, planos mentais são traçados para conseguir organizar tudo e, finalmente, colocar o pé na estrada. No entanto, é preciso fazer tudo com bastante prudência, afinal, qualquer deslize pode virar uma enorme dor de cabeça.

Seja para curtir o verão ou apenas para relaxar, as férias são necessárias para revigorar as energias. Por isso, evite situações que te trarão desconforto. Viajar requer um pouco mais do que a escolha de um destino, de qual transporte ou da melhor acomodação. É preciso planejar sua próxima aventura para não ser pego de surpresa. Assim, você aproveitará ao máximo suas férias e nenhum tipo de contratempo interromperá o seu merecido descanso.

Para ajudar com este planejamento, listamos algumas iniciativas que poderão contribuir para que você faça uma viagem tranquila, garantindo a segurança e a integridade do seu lar, proporcionando o seu bem-estar e o de sua família.

Previna-se da contaminação pela Covid-19

Por mais que as previsões sejam otimistas, ainda vivemos em meio à pandemia, portanto lembre-se que ainda é preciso muita cautela nos passeios para poder viajar com segurança. Alguns lugares podem exigir a comprovação das doses de vacina, além do teste PCR negativo para coronavírus com até 72 horas de antecedência. Certifique-se dessa necessidade e esteja preparado para atender os requisitos do destino que for escolhido.

Por mais que as regras de convivência tenham sido flexibilizadas, os cuidados com as questões básicas de prevenção de contaminação, como uso frequente de máscaras e a higienização recorrente das mãos, devem ser mantidos na sua rotina durante a viagem. Evite aglomerações, respeite o distanciamento e dê preferência às atividades a céu aberto.

Fuja de destinos óbvios e acomodações lotadas

Avalie a situação da pandemia na região que deseja ir visitar. Pesquisas no Google ou em veículos de comunicação regionais poderão ajudar a identificar como está a curva de contágio e quais os índices de capacidade do sistema local de saúde dos possíveis destinos. Pode parecer exagero, mas não dá para colocar a saúde da sua família em risco durante a viagem.

Historicamente, nesta época do ano, regiões litorâneas ficam mais lotadas, avalie a chance de optar por destinos menos comuns e mais próximos, fuja de aglomerações. O mesmo vale para a escolha da hospedagem, informe-se sobre as taxas de lotação e também sobre os cuidados que o local desejado tem adotado quanto a Covid-19. Se for o caso, considere a locação de uma casa ou apartamento, ao invés de hotéis e pousadas. Certifique-se das condições de limpeza do local antes de fazer a escolha.

Defina o meio de locomoção mais seguro

A definição do melhor transporte está relacionada ao destino escolhido, como a recomendação é evitar aglomerações, o ideal é que você opte por uma localidade próxima, assim evitará a necessidade do uso de transportes públicos como aviões e ônibus. Porém, se for inevitável e caso tenha definido um destino internacional, mantenha o distanciamento, use máscara, evite conversas próximas e contatos físicos com desconhecidos.

Por causa da pandemia, dependendo da distância da sua viagem, o carro pode ser uma excelente opção, mas antes de pôr as malas no seu automóvel, lembre-se de fazer uma revisão veicular para garantir que questões mecânicas não interfiram no seu trajeto. Calibre os pneus e mantenha o veículo sempre abastecido. Verifique também a vigência do seguro auto e evite surpresas revendo as condições de cobertura de serviços de assistência 24h e guincho. Veja se está tudo em ordem com a documentação do veículo antes de cair na estrada.

Faça um seguro viagem

Você já deve ter reparado que boa parte das suas escolhas serão definidas para garantir a preservação da sua saúde e a de sua família. Pandemia à parte, quando o assunto é saúde, sabemos o quanto isso pode prejudicar não apenas sua viagem de férias, mas sua vida como um todo. Por isso, caso o seu seguro de saúde não tenha cobertura nacional, avalie seriamente a possibilidade de fazer um seguro viagem.

Para viagens nacionais este tipo de seguro é opcional, mas é precioso porque pode te ajudar a economizar uma boa grana diante de imprevistos comuns. O seguro viagem oferece assistência médica hospitalar, dentre outras vantagens como suporte no caso de extravio de bagagens e reembolso em caso de remarcação de passagem, por exemplo. No caso de viagens internacionais, alguns países signatários do Tratado de Schengen, além da exigência do visto, só permitem o ingresso de turistas que comprovem a contratação deste tipo de cobertura.

Proteja os seus bens e viaje com tranquilidade

Viagem planejada, malas prontas, chegou a hora de proteger aquilo que você mais preza, o seu lar. Combine com algum vizinho ou alguém de confiança para observar sua casa e visitá-la durante sua ausência. Caso tenha a assinatura de jornais e revistas, também é uma boa alternativa suspender as entregas durante o período para não demonstrar que o imóvel está vazio.

No entanto, o ideal é providenciar um seguro residencial para evitar uma das preocupações mais comum das férias, a segurança e a integridade do seu imóvel, principalmente, se você mora em casa e pretende levar toda a família na viagem. Além de roubo, este tipo de apólice multirrisco protege sua residência em casos de catástrofes naturais, riscos elétricos e incêndios, por exemplo.

Lembre-se que você está prestes a viver novas aventuras e por mais que tenha cautela, redobre a atenção com o seu valioso smartphone. Durante a viagem, é comum querer registrar os momentos felizes, fazendo fotos incríveis do próprio celular e compartilhando nas suas redes sociais. Nesta hora há uma certa vulnerabilidade, ficamos expostos e aí que imprevistos acontecem.

Seja por uma queda acidental, por roubo ou furto, não dá para correr o risco de perder o alto investimento feito no seu sonhado smartphone. Uma dica para se proteger dos prejuízos deste infortúnio, é fazer um seguro de celular. Em tempos em que os aparelhos estão cada vez mais modernos e caros, a contratação desse tipo de serviço garante uma segurança extra ao seu bolso e te dá mais tranquilidade para captar a memória da sua viagem. Entre as modalidades deste seguro estão disponíveis a cobertura completa contra roubo e furto, quebra acidental, queda de líquidos, entre outras opções.

Depois de adotar as medidas que você julgar que se aplicam melhor a sua realidade, lembre-se de levar o repelente e o protetor solar, hidrate-se bastante e divirta-se muito em sua viagem.

Crédito Imagem – Shutterstock

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.