Festejos juninos: mercado de seguros tem produtos para proteger quem cai no forró

0
221

Muitos brasileiros esperam ansiosamente pelo período junino para aproveitar a animação, a culinária típica, a música e a dança, bem como a oportunidade de se reunir com amigos e familiares para celebrar essa tradição cultural tão querida no país. No entanto, apesar de ser um festejo marcado pela alegria, é também uma época em que muitos acidentes com danos materiais e físicos podem acontecer, principalmente por causa do uso dos fogos e fogueiras.

Para quem deseja ficar protegido, o mercado segurador oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para os mais diversos tipos de riscos e situações que podem acontecer durante o São João. “Para quem planeja festejar em casa, por exemplo, é recomendável ter um Seguro Residencial abrangente que pode cobrir danos causados por incêndios, explosões, entre outros eventos, garantindo a proteção da sua propriedade”, aponta Emerita Lyra, diretora executiva do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne).

Já para aquela pessoa que está organizando um evento durante o período junino, pode ser uma boa ideia obter um Seguro de Responsabilidade Civil. “Isso pode protegê-la contra reclamações de terceiros por danos pessoais ou materiais que possam ocorrer durante a festividade”, afirma Emerita. E para quem vai viajar de carro, seja para aproveitar o São João nas cidades do interior ou para descansar na praia ou no campo, o Seguro Automotivo pode fazer a diferença caso algum problema aconteça.

“Esse produto pode cobrir danos ao veículo, bem como fornecer proteção contra danos a terceiros em caso de acidentes”, informa a representante do Sindsegnne. E para quem vai viajar, seja de carro ou de avião, o Seguro Viagem pode evitar que um momento que deveria ser de festa ou descanso se transforme em uma dor de cabeça. “Esse tipo de seguro pode cobrir despesas médicas, cancelamentos de viagem, perda de bagagem e outros imprevistos que possam ocorrer durante o período festivo”, completa Lyra.

Atenção para a prevenção

Apesar da proteção que o seguro pode trazer diante de situações que fogem ao controle, é preciso lembrar que alguns acidentes comuns nesta época podem ser facilmente evitados. “Especificamente neste período, deve-se ter cuidado com as fogueiras. Não é indicado acender fogueiras em locais fechados. Além disso, é importante procurar espaços limpos, afastados de pessoas, fiações e materiais combustíveis para acender as fogueiras”, explica Emerita Lyra.

Já com relação aos fogos de artifício, a diretora executiva orienta que o indicado é adquirir produtos com procedência, seguir as orientações do fabricante presentes na caixa, não lançar os jogos em direção a pessoas, fios e locais inflamáveis e não tentar reutilizar fogos que falharam.

“Também é importante ter atenção com danos elétricos durante os festejos de São João. Os equipamentos eletrônicos devem ser instalados em locais secos e abrigados da chuva. E não se deve instalar enfeites, como bandeirinhas, próximos da fiação da rede elétrica ou de fogueiras, para evitar curtos-circuitos”, aponta.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.