Governança de companhias seguradoras é debatida no AIDA Rio 2018

0
257

Padrões e práticas importantes relativos à governança corporativa no setor de seguros serão abordados em um dos painéis do AIDA Rio 2018, o XV Congresso Mundial da Associação Internacional de Direito de Seguros, que acontece de 11 a 13 de outubro, no Rio de Janeiro. Quem vai presidir a palestra, que acontece no segundo dia do evento, às 15h, é o presidente da AIDA Europa, Christian Felderer.

A apresentação fará referência a princípios estabelecidos por organizações supranacionais, como, por exemplo: a estrutura de governança, formação e reputação de membros da Administração, gestão de riscos, transparência, ética e responsabilidade social corporativa, entre outros.

O tema será abordado pelo professor Jan-Juy Lin (AIDA Tawian) e Paolo Rainelli (AIDA Itália), tendo como base as respostas de uma pesquisa realizada junto às Seções da AIDA de países não europeus. No dia seguinte, será ainda pauta de uma reunião aberta aos congressistas, ocasião em que os dois especialistas farão um detalhamento dos relatórios da Austrália, do Brasil, da Bélgica e da Itália, realizando uma análise comparativa desses países em relação ao assunto.

Esta será a primeira vez que o Brasil recebe o Congresso Mundial da AIDA, realizado a cada quatro anos. A programação completa está disponível no site www.aidario2018.com.br. A expectativa é de receber cerca de 400 profissionais dedicados ao Direito de Seguros de todo o mundo.

Sobre a AIDA

Fundada em 1960, em Luxemburgo, a Associação Internacional de Direito de Seguros é uma instituição de cunho científico, sem fins lucrativos. É mundialmente conhecida como AIDA, as iniciais de seu nome em francês: Association Internationale de Droit des Assurances. Hoje, a Associação está presente em 73 países, incluindo o Brasil.

No país, teve sua primeira sede no Rio de Janeiro, tendo sido transferida para São Paulo em 1973, onde permanece até hoje. Ao longo de sua história, a Seção Brasileira participou de praticamente todos os Congressos Mundiais já realizados. Em 2002, organizou o VIII Congresso do CILA, realizado também no Rio de Janeiro.

Além disso, desde 2007, vem promovendo congressos nacionais que reúnem advogados, magistrados, juízes, professores e juristas interessados em Direito do Seguro, com expressiva participação, em diferentes capitais brasileiras. Atualmente, movimenta-se por meio de seus Grupos Nacionais de Trabalho, que tratam de todos os temas que envolvem o contrato de seguros.

 

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.