GPTW Brasil reconhece Europ Assistance como excelente lugar para mulheres trabalharem

0
138
?????????????????????????????????????????????????

A Europ Assistance Brasil (EABR), multinacional em soluções de serviços e assistências presente em mais de 200 países, está na 5ª edição do Ranking GPTW Mulher. A premiação é um importante reconhecimento às organizações que se destacam pelas práticas de RH voltadas à promoção da equidade de gênero.

A criação do ranking específico para mulheres é uma iniciativa do Great Place to Work Brasil (GPTW) que há cinco anos vem identificando e reconhecendo empresas que contribuem com a sociedade quebrando estereótipos e incentivando o protagonismo feminino.

A Europ Assistance é composta por 70% de mulheres e desde 2020 faz parte das empresas signatárias da ONU Mulheres Brasil – uma célula da Organização das Nações Unidas criada em 2010 a fim de promover a defesa dos direitos humanos das mulheres. A decisão foi tomada em linha com o entendimento da empresa quanto à importância da contribuição das mulheres para seus expressivos resultados, que impactam na competitividade dos negócios e para valorizar as colaboradoras, ampliando os esforços no desenvolvimento e fortalecimento do empoderamento feminino no trabalho. Estes são alguns dos fatores que fizeram a empresa ganhar o destaque do GPTW Mulher.

“A Europ Assistance Brasil há muitos anos tornou-se espontaneamente uma empresa predominantemente composta por mulheres, e assim as nossas ações acabam por impactar bastante este público. No entanto, nossas práticas são direcionadas a todas as pessoas, sem distinção, buscando sempre a equidade de gênero e fazendo da diversidade – em todas as suas formas – a base da nossa criatividade, inovação, produtividade e diferencial competitivo. Acreditamos que estimular o empoderamento feminino e fomentar o conhecimento sobre a importância da equidade entre homens e mulheres, impulsiona negócios e melhora de forma significativa a qualidade de vida de toda a sociedade”, comemora Claudia Lourenço (foto), diretora de Recursos Humanos da EABR.

Práticas que valorizam a mulher

A Europ Assistance Brasil preza muito pelo cuidado com as pessoas e, ao longo dos anos, tem adotado práticas para desenvolver, apoiar e capacitar seus colaboradores, que são em sua maioria mulheres. Especificamente para o público feminino, durante a campanha do Outubro Rosa, por exemplo, além de incentivar todas as colaboradoras a manterem seus exames em dia, a empresa isenta a cobrança de coparticipação do plano de saúde nos exames voltados para a saúde feminina. Já com o Programa Nascer a EABR fortalece a cultura de cuidado com as pessoas, oferecendo apoio às funcionárias gestantes por meio de orientações, acompanhamento da equipe médica do ambulatório e isenção total de coparticipação no plano de saúde para exames e consultas no período de pré-natal e do primeiro ano do bebê.

No que tange às políticas de remuneração, a Europ Assistance tem como objetivo garantir equidade e equilíbrio dos níveis salariais em relação a cargos, sem nenhum tipo de distinção, amparados por pesquisas de mercado e equidade interna. O grupo EA tem como prática periódica a verificação de possíveis diferenças salariais entre gêneros e, caso existam, há planos de ação para correção.

Planos de sucessão e identificação de talentos, de acordo com critérios específicos, são outras iniciativas do grupo que encorajam aumentar a participação das mulheres no topo da pirâmide e em linhas de sucessão.

Outras ações que envolvem todos os públicos também são especialmente importantes para as mulheres, como o suporte dado para o trabalho em home office adotado na pandemia. Através de sessões virtuais a empresa vem trabalhando temas relacionados à saúde mental, física, entretenimento, integração, happy hour e outras atividades interativas. “Sabemos dos desafios que a pandemia e o isolamento trouxeram às pessoas, desencadeando stress, preocupações e ansiedade.  E como muitas mulheres ainda são as principais responsáveis pela gestão da família, o impacto para elas é ainda maior. Pensando sempre em como podemos contribuir, esse mês lançaremos um novo benefício: sessões de mindfulness exclusivas para grupos da nossa empresa, uma prática que comprovadamente oferece inúmeros benefícios relacionados a equilíbrio emocional, físico e bem-estar”, cita Cláudia Lourenço.

Diversidade e equidade

A Europ Assistance, em sua essência, é uma empresa que cuida e valoriza as pessoas, investindo no desenvolvimento contínuo por meio de inúmeras iniciativas e a criação de um ambiente de trabalho transparente, colaborativo, que proporcione autorrealização e crescimento. A valorização da diversidade é um dos seus diferenciais, bem como a construção de um ambiente igualitário, participativo e livre de barreiras. Na empresa há vários programas para reforçar a importância da contribuição das pessoas para a evolução dos negócios, numa cultura que respeita a singularidade de cada pessoa, promovendo um ambiente de trabalho em que cada um se sinta valorizado, respeitado e apoiado.

Para que as pessoas estejam aptas para novos desafios, a empresa investe fortemente na capacitação e desenvolvimento, com programas internos e externos. Oportunidades de desenvolvimento e carreira são fornecidos a todos os colaboradores.

A EABR faz parcerias com entidades renomadas de formação acadêmica, propiciando o acesso aos melhores conteúdos da atualidade. O grupo disponibiliza ainda uma plataforma ampla de cursos enfatizando o “reskilling” e “upskilling”, possibilitando assim, a preparação dos colaboradores para os desafios da quarta revolução industrial e transformação digital. A empresa tem um programa chamado Academia Corporativa onde subsidia financeiramente cursos de graduação e pós-graduação aos colaboradores com ótimos desempenhos de operação.

“Ao investir no desenvolvimento dos nossos talentos internos, estamos contribuindo para cumprir nossas metas e estratégias, além de colaborar diretamente para formar indivíduos realizados profissionalmente e mais preparados para um mundo de trabalho que requer constantes atualizações. É por essa razão que na Europ Assistance temos diversas iniciativas que incentivam e viabilizam o desenvolvimento das pessoas”, enfatiza Claudia Lourenço.

A empresa valoriza a dedicação e os esforços das pessoas e, assim, desenvolve programas de reconhecimento a fim de retribuir, reconhecer e recompensar colaboradores e equipes. Um exemplo é o Clube de Excelência que reconhece os principais destaques de desempenho na organização.

Além disso, há inúmeras iniciativas que promovem o cuidado com as pessoas, a qualidade de vida e o bem-estar. O equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional é muito importante para a empresa, que tem como um dos seus pilares estratégicos de sua cultura o “CARE” (cuidado).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.