GRTV recebe presidente e vice-presidente da ABGR

0
50

Em mais uma edição do programa GRTV para discutir a gerência de riscos no Brasil, o jornalista Paulo Alexandre e o consultor econômico, Francisco Galiza convidam para abordar o tema “Os Desafios da Gestão de Riscos” o presidente da Associação Brasileira de Gerência de Riscos – ABGR, Alexandre Maver e o vice-presidente da entidade, Luiz Otávio Artilheiro.

Sobre os maiores desafios para os gestores de riscos atualmente, Alexandre afirmou que existem diversos desafios em todas as áreas, inclusive no ordenamento jurídico brasileiro. “A gestão de risco é uma atividade multidisciplinar, ela pode abranger diversas áreas, isso vai depender das políticas e diretrizes de cada companhia. Em alguns casos, por exemplo, o gestor é visto em uma cadeira mais operacional, em outros casos em uma cadeira mais financeira, administrativa ou mesmo mais jurídica. A verdade é que, no mundo ideal, o gestor deveria ter olhos e braços em todas as áreas da companhia”, explicou.

Sobre as vantagens econômicas de uma empresa ter um gestor de riscos, Luiz Otávio disse que o objetivo principal de ter um responsável por essa área é preservar o patrimônio da companhia. “Essa gestão de riscos financeira nada mais é que você investigar, identificar e mapear esses riscos. Com essa ferramenta você cria estratégias e controles da companhia e esses controles visam a mitigação dos riscos de toda operação da empresa. O gestor, quando pratica suas funções de forma eficiente, ele vai impactar diretamente o fluxo de caixa da companhia”, destacou.

 

Confira a entrevista na íntegra:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.