Grupo SURA está no Índice Global de Sustentabilidade Dow Jones pelo 13° ano consecutivo

0
173

Pela 13ª vez consecutiva, o Grupo SURA está no Índice Global de Sustentabilidade da Dow Jones – DJSI. Graças a sua gestão e ao desempenho da Seguros SURA (Suramericana) e da SURA Asset Management, com suas operações na América Latina, o Grupo SURA continua a ser a única empresa latino-americana do setor de Serviços Financeiros Diversos a constar no índice mundial. Além disso, ela permanece nos índices de Mercados Emergentes e MILA Pacific Alliance.

“Estar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade Mundial é muito relevante para nós. Trata-se de uma avaliação externa que nos permite identificar os pontos fortes e os pontos que devemos focar o nosso trabalho em busca da rentabilidade sustentável. Estar no DJSI 2023 é um reconhecimento à gestão das empresas Seguros SURA (Suramericana) e SURA Asset Management e uma valiosa contribuição para o crescimento harmonioso da América Latina”, comentou Gonzalo Pérez, Presidente do Grupo SURA.

A inclusão no DJSI 2023 baseia-se na Avaliação de Sustentabilidade Empresarial (CSA) feita pela S&P (Standard & Poor’s), que considera a gestão das organizações nas dimensões econômica, social e ambiental e a evolução dos padrões ano após ano.

Em 2023, o Grupo SURA obteve uma classificação superior a 98% em relação as organizações do seu setor, totalizando uma pontuação de 67 em 100, considerando as alterações metodológicas do S&P, que tornaram esta medição ainda mais exigente para as empresas avaliadas.

Iniciativas destacadas

Embora esta nova inclusão no DJSI seja suportada pelo desempenho reportado no ano anterior, as companhias apontam alguns avanços recentes na gestão da sustentabilidade em 2023.

O Grupo SURA concluiu o estudo da quantificação de emissões emitidas pela a empresa e suas subsidiárias para avançar no desenho de sua estratégia de descarbonização.

No setor de talento humano, destacam-se práticas de flexibilização do trabalho, programas de benefícios, ambiente propício à diversidade e ações de prevenção na aplicação da Política de Assédio Sexual; bem como, programas de conscientização e treinamento para os seus colaboradores.

A Suramericana, com suas empresas Seguros SURA na região, avançou em diferentes dimensões, como a aprovação e implementação da política de sustentabilidade corporativa, metodologia de medição do consumo de carbono no modelo operacional, gestão de capital e proposta de valor, bem como no desenho organizacional relacionado à gestão da sustentabilidade. Na dimensão social, fortaleceu a estratégia e o cumprimento regulatório relacionados aos aspectos de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

Por sua vez, a SURA Asset Management, com as suas empresas especialistas em pensões, poupanças e investimentos, destaca-se pelo progresso no desenvolvimento de um quadro de investimento sustentável, que inclui aspectos como a análise de exclusões de determinados setores de decisões de investimento e aprofundou a integração ESG na gestão de portfólio e investimento direto e indireto. Na dimensão social, destacam-se os esforços a favor da formalização do trabalho, de iniciativas específicas de empregabilidade, correção de disparidades de pensões e de rendimentos dirigidas às mulheres, à população migrante, aos jovens e à população com mais de 50 anos.

Além disso, durante 2023, todas as Empresas do Grupo Empresarial SURA avançaram na implementação em todos os seus negócios da estrutura de reporte TCFD (Task Force on Climate Related Financial Disclosures), conhecida como a força-tarefa sobre divulgações financeiras aos seus investidores relacionadas às mudanças climáticas do mundo.

Com os resultados obtidos nessas e em outras avaliações externas de sustentabilidade, as empresas do Grupo Empresarial SURA continuam a identificar oportunidades para fortalecer a sua gestão em relação aos padrões globais em serviços financeiros, não apenas para o desenvolvimento de uma gestão responsável e crescimento sustentável dos seus negócios, mas continuar contribuindo para o desenvolvimento harmonioso da América Latina.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.