Guia Salarial da Robert Half traz os cargos em alta da área de Seguros

0
416

Mesmo após 20 meses desde a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia, a Covid-19 segue responsável pela aceleração de uma série de mudanças que estão ditando os rumos das relações de trabalho no mundo. É o que aponta o novo Guia Salarial 2022 da Robert Half. Em sua 14ª edição, o estudo destaca que a área de seguros está em intensa transformação digital, principalmente em função do estabelecimento das insurtechs, em busca de uma oferta mais ampla de canais de distribuição e de impacto positivo na experiência do consumidor.

Segundo Ana Carla Guimarães, gerente de recrutamento da Robert Half, a tendência do mercado que deve se manter é o fortalecimento das áreas de customer experience e de desenvolvimento de produtos. Isso porque o objetivo do mercado segurador é se aproximar cada vez mais dos patamares de excelência pelos quais é reconhecido no mercado financeiro. “E com a entrada das insurtechs no mercado, muitas seguradoras já estão conseguindo desburocratizar mais seus processos e entregar esta qualidade e facilidade aos usuários”, explica. A consultora ainda aponta aquecimento nas posições relacionadas ao segmento de grandes riscos, alinhado a um bom desempenho do mercado de construção, o que também requer profissionais de áreas atuariais.

“Posições nos setores de previdência e vida também devem se manter aquecidas, pois são áreas que estão tomando uma maior relevância como benefício oferecido pelas empresas”, afirma a gerente de recrutamento.

Entre as habilidades técnicas e comportamentais mais exigidas no mercado, a especialista aponta que é um setor no qual os recrutadores ainda sofrem bastante para encontrar candidatos com formação em uma segunda língua, especialmente o inglês. Além da busca por um perfil mais resiliente, principalmente no setor de vendas. “A área de vendas exige um profissional adaptável e com um conhecimento mais abrangente e diversificado, capaz de lidar com as transformações desse mercado”, conclui Ana.

Atenção às oportunidades

Com o avanço da vacinação em massa no país, as perspectivas tornam-se mais positivas e a visualização de um mundo pós-pandemia mais palpável. Muitas empresas estão lutando para encontrar capital humano com as habilidades, técnicas e comportamentais, necessárias para apoiar as novas prioridades de negócios que ganharam força nos últimos meses. “As companhias que foram capazes de se reinventar desde o início da pandemia saem em vantagem nesse momento de retomada. Muitas já voltaram a contratar, outras estão se organizando para retomar com força no ano próximo ano”, comenta Fernando  Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

“Reitero que as pessoas são o bem mais valioso de qualquer organização. Por isso, a recomendação que faço aos gestores é de buscar reter seus melhores profissionais para não correr o risco de eles encontrarem a valorização e o acolhimento em outras empresas”, conclui Mantovani.    

Profissões em alta para 2022

(Fonte: Guia Salarial 2022 da Robert Half/valores em reais)

SEGUROS

•            Segmentos que lideram as contratações: Operadoras de saúde, Seguradoras – grandes riscos, Corretoras, Insurtechs

•            Posições mais demandadas: Finanças (analistas e gerentes), Atuarial (analistas e especialistas), Comercial (gerentes), Produtos (analistas e gerentes)

•            Habilidades técnicas: Perfil multiproduto, Perfil comercial resiliente, Inglês fluente

•            Habilidades comportamentais: Comunicação, Visão estratégica, Flexibilidade, Adaptabilidade

•            Algumas perspectivas de remuneração em 2022:

o            Analista de Inovação Digital: 8.300 | 11.200 | 12.500

o            Coordenador Atuarial: 10.400 | 13.000 | 14.600

o            Gerente de Produtos: 13.800 | 18.500 | 20.750

o            Analista de Finanças: 6.700 | 9.000 | 10.050

Metodologia – Guia Salarial 2022

O Guia Salarial da Robert Half apresenta três faixas salariais por cargo, determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/ 50º/ 75º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras. O percentil 25º representa um(a) candidato(a) que ainda é novo(a) no trabalho ou que ainda está desenvolvendo habilidades relevantes, já o 75º representa aquele(a) candidato(a) que tem mais experiência do que a típica e conta com todas as habilidades relevantes para o trabalho, além de especializações e certificações, por exemplo.

Faturamento das empresas* (quando mencionado):

P/M – até R$ 500 milhões

G – acima de R$ 500 milhões

*Exceção para escritórios na área Jurídica:

– Pequeno porte/Boutique – 1 a 30 advogados

– Médio porte – 30 a 150 advogados

– Grande porte – Acima de 150 advogados

Guia Salarial 2022 da Robert Half

O Guia Salarial da Robert Half é uma das mais respeitadas fontes de informação sobre remuneração e tendências de recrutamento para auxiliar empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões. Traz a tabela salarial de mais de 300 cargos em diversas áreas, apresenta profissões e habilidades mais demandadas em todas as divisões de atuação da consultoria, com dados que refletem a realidade de vagas trabalhadas na Robert Half e informações das salas de entrevista.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a Robert Half opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2021, a Robert Half foi novamente considerada pela Fortune uma das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half integra também o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, graças ao seu compromisso em promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.