Indenização por sinistros de cargas atingiu 2,4 bilhões de reais em 2023

0
165

A segurança no transporte de cargas é uma preocupação constante para empresas de logística e companhias de seguros. De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), o setor pagou 207,2 bilhões de reais em indenizações em 2023 (de janeiro a novembro, excluindo a saúde suplementar). Já para cobrir os sinistros ocorridos durante o transporte de cargas, as seguradoras desembolsaram o total de 2,4 bilhões de reais em indenizações.

No último ano, o setor arrecadou um total de 4,6 bilhões de reais com prêmios de seguros de transportes, porém, cerca de metade desse montante foi direcionado para cobrir perdas e danos dessas operações logísticas. Diante desse cenário, a tecnologia se apresenta como uma aliada importante na prevenção de ações que geram prejuízos. Sistemas de rastreamento e monitoramento, sensores de movimento e inteligência de dados são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para mitigar os riscos.

“Nos últimos anos, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental nas operações das empresas de transportes de cargas, especialmente quando se trata de reduzir sinistros. Com o aumento da demanda por entregas rápidas e seguras, as transportadoras estão recorrendo a soluções tecnológicas inovadoras para garantir a segurança das mercadorias durante o transporte. Essas ferramentas não apenas ajudam a prevenir acidentes e roubos, como também melhoram a eficiência operacional e reduzem os custos associados a sinistros”, comenta Sylvio Bispo, especialista em seguros para logística e CEO da SmartLoad.

Pioneira na gestão da mobilidade de carga no Brasil, a Insurtech SmartLoad disponibiliza soluções para assegurar que a jornada do transporte de cargas seja mais segura e tranquila. A versão 3.0 da SmartBox, solução para comunicação de embarques inteligente, chegou ao mercado com novas funcionalidades, interface renovada e com uma novidade: é a única metodologia de comunicação de embarques com 100% de acurácia. Nessa nova versão, todos os processos são automatizados e as informações necessárias são enviadas para a seguradora através do próprio sistema.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.