Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) aponta seguro 8,9% mais barato

0
382

A TEx divulgou os números de junho do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel . O estudo aponta a variação mensal dos preços do seguro auto de acordo com gênero, região, faixa etária e idade do veículo.

O IPSA indica que o valor do seguro caiu 8,9% entre os meses de janeiro e junho. No primeiro mês do ano, por exemplo, ao contratar o serviço para um automóvel de R﹩ 50 mil, o IPSA estava fixado em 5,6% e o segurado pagava R﹩ 2.800,00 pelo seguro. Hoje o percentual é de 5.1%, o que implicaria no valor de R﹩ 2.550,00.

O estudo da TEx também traz informações quanto a evolução dos valores por gênero e indica que o valor final do seguro é 18% mais caro para os homens. Isso acontece porque há maior reincidência de homens em acidentes graves e com perda total do veículo.

Quando a comparação é por faixa etária, o IPSA mostra que os motoristas mais novos costumam pagar mais pelo seguro automotivo. Os nascidos entre 1990 e 2014, conhecidos como geração Z, podem pagar quase o dobro do que os nascidos entre 1943 e 1964, conhecidos como Baby Boomer.

A região que o segurado reside também é um dos fatores analisados para precificação dos seguros. Cidades que possuem até 5 mil habitantes possuem o seguro mais barato do mercado, enquanto os motoristas de cidades entre 100 e 500 mil habitantes pagam o maior valor.

Outros fatores que interferem nos preços dos seguros são a idade do veículo, o preço dele na tabela FIPE e a quantidade de KM rodados. O estudo aponta que o valor do seguro para um carro usado, de 6 a 10 anos, custa quase o dobro de um zero KM.

O IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.