Liberty Seguros é destaque no ranking Great Place to Work 2022

0
722

A Liberty Seguros foi, pela terceira vez consecutiva, destaque no ranking da Great Place to Work, consultoria que reconhece companhias com os melhores ambientes de trabalho em todo o mundo. Após garantir o 33° lugar na categoria de Grandes Empresas do Brasil (entre mil e 9999 funcionários) em 2021, a seguradora celebra neste ano a 10ª colocação, subindo 23 posições no ranking geral.

Além do bom resultado geral e do segundo lugar na categoria de seguradoras, a Liberty foi classificada como a 4ª melhor empresa para se trabalhar em São Paulo, uma das principais praças da seguradora no País. A conquista e reconhecimento são frutos de um forte trabalho para inclusão, bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, por meio de diversas iniciativas internas com foco neste público.

“É muito gratificante estar, pelo terceiro ano consecutivo, entre as melhores empresas para se trabalhar no ranking Great Place to Work, pois nossas pessoas são uma parte indispensável do que a Liberty Seguros é”, afirma Delane Giannetti, Diretora de Talentos da Liberty Seguro. “Nosso principal objetivo com os colaboradores é que eles sintam que trabalham em uma empresa na qual podem ser quem realmente são e que oferecemos um ambiente seguro para isso, com um olhar amplo e holístico, e que valoriza o bem-estar e o desenvolvimento de todas e todos”, completa.

Diversidade e equidade de gênero

O trabalho de diversidade, equidade e inclusão na Liberty não se limita a raça, gênero ou orientação sexual. A companhia também avalia ritmos, modelos mentais, faixa etária, entre outros pontos, a fim de olhar para as pessoas de forma ampla. Atualmente, a empresa atua com um quadro diverso, com PCDs, pessoas LGBTQIAP+ e acima dos 55 anos, pretos e refugiados.

Para pôr essa premissa em prática, a companhia desenvolveu uma área global totalmente dedicada a esses temas. Assim, a Liberty garante que todas as operações e lançamentos sigam os compromissos do grupo, e fomenta um ambiente cada vez mais inclusivo. Um bom exemplo desse trabalho foi a criação de grupos de afinidade dentro da Liberty, como por exemplo de gênero e LGBTQIAP+, que conta com membros desses grupos que atuam como protagonistas de seus temas e trabalham em planos de ação para tornar a Liberty uma empresa ainda mais igualitária.

Este ano, a empresa usou o Dia Internacional da Mulher para promover palestras e trazer informação por meio das mulheres, ouvindo histórias e dicas para identificar vieses inconscientes que as pessoas podem ter no dia a dia. Além disso, a companhia celebrou, em setembro, o Dia da Igualdade Feminina, com um encontro liderado por especialistas em liderança feminina que teve como temática a equidade de gênero.

Crescimento e flexibilidade

Outra frente de atuação da companhia é garantir oportunidades de crescimento e dar todo o suporte para o desenvolvimento das carreiras dos colaboradores. Para colocar esse objetivo em prática, a Liberty disponibiliza centenas de treinamentos para o acesso de todos, ferramentas como programas de coaching e diversas ações voltadas à capacitação constante.

Um projeto dessa lente foi o Escritório Digital, desenvolvido no ano passado para preparar os líderes da companhia a trabalhar no home office e instruir os colaboradores a lidarem com os desafios do momento. Ao todo, foram realizados 39 encontros com líderes e mais de 3 mil horas de desenvolvimento registradas, com um total de 3900 participações, em uma média de 100 participantes por encontro. Entre os assuntos abordados, houve comunicação colaborativa em ambientes virtuais, dicas de como se manter saudável, importância da preservação da saúde mental e diversos temas relacionados às melhores práticas de gestão a distância.

Em 2021, a seguradora também anunciou um novo modelo de trabalho: transformou os espaços em Hubs físicos e usou o mesmo conceito para os demais locais de trabalho remoto, os chamados de Hubs digitais. O modelo promove jornadas de trabalho que podem variar de acordo com a rotina de cada equipe – a fim de beneficiar e proporcionar uma maior conexão entre os colaboradores. Os formatos foram definidos a partir da estratégia da companhia, das tendências de mercado e da opinião de seus colaboradores, que expressaram uma preferência por um modelo mais flexível.

Já em 2022, a Liberty fez uma série de modificações nos prédios, buscando uma melhor adaptação dos funcionários que retornam ao trabalho presencial ou híbrido, com mais espaços para o trabalho colaborativo. No processo, a companhia manteve o foco de contribuir cada vez mais com questões de sustentabilidade e cuidado ambiental, substituindo as luzes por LED, e reduzindo equipamentos como impressoras.

Bem-estar como prioridade

A Liberty Seguros sempre colocou as pessoas em primeiro lugar e esse pilar se manteve forte entre 2021 e 2022, principalmente após as mudanças que o mundo passou. Cuidar dos colaboradores é indispensável, por isso, a companhia deu continuidade às iniciativas implementadas em 2020 e lançou projetos novos para proporcionar acolhimento e qualidade de vida para o quadro de funcionários.

Hoje, a empresa tem mais de 40 iniciativas em diversas frentes com esse propósito, como a Happy Friday, que permite aos funcionários fazer uma jornada mais curta às sextas-feiras, e a extensão das licenças maternidade e paternidade, por exemplo. A Liberty também realiza diversas atividades com foco na saúde física e mental dos funcionários – mesmo no home office – como exercícios de mindfulness e ginástica laboral -, bem como ações de integração e co-criação nos próprios Hubs.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.