Lucro das Seguradoras é pauta do Panorama do Seguro

0
152

A 92ª edição do programa Panorama do Seguro traz aos internautas uma análise sobre a evolução do lucro líquido das seguradoras. O consultor econômico do Sindseg SP, Francisco Galiza, comenta o aumento do lucro líquido acumulado das companhias entre os anos de 2013 a 2015, período em que, em sua visão, o cenário ainda era favorável, tanto de crescimento econômico como também de taxas de juros mais elevados.

Entre os anos de 2016/2017 houve uma recessão, o PIB ficou negativo e os juros começaram a cair. No ano seguinte ocorreu uma pequena recuperação econômica, mas de qualquer maneira suficiente para que os lucros das empresas voltassem a crescer. “Já no ano passado enfrentamos o cenário que já é do conhecimento de todos. Neste ano, tudo indica que haverá recuperação. É isso que se espera no mercado de seguros, tanto no que diz respeito a receita quanto a margem de lucro”, disse.

Durante o programa, Galiza também compartilhou uma dica de leitura. Dessa vez, ele recomendou o livro “Misbehaving”, escrito por Richard H. Thaler, um dos principais criadores do conceito de economia comportamental, que ganhou o prêmio Nobel de Economia.  A economia comportamental surgiu do comportamento supostamente ilógico das pessoas em termos econômicos diante de certos fatos. “O livro descreve como se iniciou o interesse do autor pelo assunto até ele chegar a conquistar o prêmio Nobel de Economia. Por meio de exemplos de situações do dia a dia, analisa a lógica utilizada pelas pessoas na hora de comprar ou não um produto. Mostra as sutilezas da economia e como a psicologia das pessoas influencia o seu comportamento econômico”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.