Mais cuidado e inovação: a jornada da Seguros Unimed em 2020

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EXCLUSIVO

Em dezembro de 2020, a Seguros Unimed completa 31 anos de uma história dedicada ao cooperativismo e ao mercado segurador brasileiro. No ano em que vivenciou as suas três décadas, o mundo conheceu o novo coronavírus e uma crise sanitária sem precedentes. O cenário acarretou grandes desafios para as pessoas, para as empresas e toda a sociedade.

Como especialista em cuidar da saúde e proteger o patrimônio das pessoas e instituições pelo Brasil, a seguradora não teve dúvidas sobre o seu posicionamento. “Priorizamos, desde o primeiro momento, a garantia de atendimento aos nossos clientes, a manutenção dos empregos e a saúde dos nossos colaboradores, a continuidade das nossas operações em todo o país, a aceleração digital e a condução ética e íntegra da gestão”, relata o superintendente de Provimento da Seguros Unimed, Luís Fernando Rolim Sampaio (foto).

Na Companhia, os pilares do cuidado, da inovação e da cooperação já estavam no cerne da estratégia e foram fundamentais para a travessia segura do período. A transformação digital, por exemplo, foi a aposta que ancorou a estratégia assistencial desde março deste ano. Com a Teleorientação Médica 24h disponível via aplicativo, os clientes recebem orientações confiáveis, em caso de dúvidas ou mesmo sintomas da Covid-19, com segurança e sem precisar sair de casa. O serviço tem se mostrado bastante efetivo, sendo que mais de 90% das demandas são solucionadas nas vídeo-consultas.

Há, ainda, a possibilidade de agendar atendimento com médicos especialistas da rede credenciada, para casos não relacionados ao novo coronavírus, além de uma plataforma de saúde emocional e o serviço de Teleorientação Odontológica.

Confira outros movimentos da seguradora na entrevista à REVISTA SEGURADOR BRASIL:

Segurador Brasil – Ainda sobre a inovação, como tem sido trabalhada na Companhia?

Luís Fernando Rolim Sampaio – O mercado em geral está sendo desafiado a se reinventar. Um dos caminhos viáveis para dar continuidade aos negócios é a inovação em ambiente digital, em especial no setor da Saúde. Desde 2016, temos investido de maneira consistente em novas tecnologias. Destaco a implantação do reembolso digital; o projeto Digital+, que substitui os processos manuais e documentos impressos por operações digitais para os contratos de toda a nossa rede prestadora; e a integração da inteligência artificial e a internet das coisas à jornada de cuidados com a saúde. Em 2020, além da entrega da plataforma de Teleorientação Médica 24h, lançamos o nosso Super App, o primeiro entre as seguradoras brasileiras, contemplando todos os nossos serviços, incluindo uma corretora digital e uma plataforma de bem-estar.

SB – A seguradora atua com o público médico, que está linha de frente do combate à Covid-19. Cite alguma ação de destaque para apoio a esses profissionais.

Luís Fernando Rolim Sampaio – A Seguros Unimed também atua no ramo Vida e tomamos uma decisão importante em abril deste ano, para estarmos ao lado de quem cuida de pessoas. Flexibilizamos a cláusula que exclui a cobertura em caso de pandemias e epidemias, presente nas condições gerais dos nossos seguros de vida, individual ou em grupo. Assim, garantimos a todos os nossos clientes o pagamento das indenizações por morte, garantia funeral e invalidez decorrentes da Covid-19. Da mesma forma, garantimos o pagamento do nosso seguro de renda por incapacidade temporária (Serit), aos profissionais que necessitaram afastar-se das suas atividades, em razão do diagnóstico confirmado de Covid-19. Essa medida beneficiou especialmente médicos e profissionais de saúde, público que representa a maior parcela da nossa carteira. Até novembro, viabilizamos proteção financeira para 3,7 mil clientes. As indenizações confirmadas superam a marca dos R$ 35 milhões.

SB – Quais as perspectivas para 2021?

Luís Fernando Rolim Sampaio – Para 2021, seguimos buscando ampliar nossa participação de mercado e nos consolidarmos como seguradora referência para o Sistema Unimed, o segmento de cooperativas e o setor de saúde. Nosso foco está nos investimentos estruturantes em tecnologia e inovação digital, para simplificar e agilizar nossos processos, ganhar eficiência em nossa operação, beneficiando e atendendo bem nossos clientes.

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