Mapeamento genético contribui para obter longevidade com qualidade de vida

0
73

Os recursos para cuidar da saúde e alcançar a longevidade com qualidade de vida estão a cada dia mais sofisticados e acessíveis. O mapeamento genético é uma solução que se enquadra nisso, pois identifica predisposições a doenças crônicas e também características do corpo de cada indivíduo, e está disponível como um benefício Premium do seguro de Vida da BB Seguros.

O exame faz uma análise ampla do genoma, conjunto de informações hereditárias que cada pessoa carrega em seu DNA, e levanta dados que ajudam a entender o perfil do organismo, de modo a embasar a adoção de hábitos que aumentem a probabilidade de ter mais qualidade de vida nos médio e longo prazos. Também oferece informações sobre a ancestralidade, ou seja, a origem dos genes e que tendências podem impactar na saúde.

Embora seja considerado um exame de alta complexidade, o procedimento de coleta é simples e prático: o segurado recebe o kit do teste em sua residência, recolhe uma amostra da saliva e envia o material gratuitamente ao laboratório.

“Ao oferecer a oportunidade de conhecer aspectos específicos de seu DNA, o mapeamento genético colabora para que se tenha uma saúde mais previsível e longeva”, comenta Hugo Ofugi, Superintendente de Produtos Vida da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “A abordagem preventiva reforça a proposta de valor do seguro em contribuir com o bem-estar físico e mental de longo prazo dos clientes”, complementa o executivo.

Além de sinalizar a presença de genes associados à predisposição para a Diabetes Tipo 2, por exemplo, o exame revela características pessoais que permitem a adequação de hábitos e o ajustamento de tratamentos clínicos. Entre elas, como o metabolismo lida com vitaminas e gorduras, qual a suscetibilidade à depressão, ansiedade, estresse e alcoolismo, bem como a sensibilidade à dor etc.

Diferentemente de outros exames, o mapeamento genético é feito apenas uma vez e dura toda a vida. Recomenda-se, apenas, que sua interpretação passe por uma revisão periódica, já que as descobertas genéticas são constantemente atualizadas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.