Seguro Rural ganha espaço no setor agrícola

0
1106

No Brasil, o agronegócio representa até 25% do PIB e, em termos de exportação, 50%. Apesar dos números significativos deste setor, o Seguro Rural ainda pode ganhar muito espaço.

Davi Elias Martim, corretor de seguros especializado no Agronegócio, explica que apenas 9% da área plantada no país possui seguro agrícola. Entretanto, percebe-se um crescimento na busca por cobertura. “Hoje é bem mais fácil a gente falar sobre o seguro agrícola com o produtor. Ele já tem uma noção e uma boa impressão”, afirma.

O presidente da Comissão de Seguro Rural da Fenseg, Joaquim Neto, ressalta que os eventos climáticos têm impactado, principalmente, na última safra agrícola de soja. “Por isso, os agricultores buscam transferir esses riscos e é, sem dúvida nenhuma, através dos corretores nas seguradoras”, conclui.

Panorama do Seguro

Apresentado pelo jornalista Paulo Alexandre e pelo consultor de economia Francisco Galiza, o programa Panorama do Seguro é exibido duas vezes por mês e conta com convidados especiais, dicas de leitura, análise da economia e do setor de seguros. Todas as edições do Panorama podem ser conferidas no link http://www.sindsegsp.org.br/panorama-do-seguro.

Sobre o assunto agrícola (acima), verifique a edição completa, com a participação dos convidados especiais Davi Elias Martim e Joaquim Neto, em: http://www.sindsegsp.org.br/site/sindsegsp-tv-video.aspx?id=34

Ministra Teresa Cristina anuncia aumento de verba para seguro agrícola

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Teresa Cristina, ratificou o  anúncio de que no novo plano safra, a ser lançado em 12 de junho deste ano, será destinado R$ 1 bilhão para o seguro rural. Mais que o dobro dos R$ 440 milhões deste ano. Com isto, ela espera que, com menos riscos nas operações, os bancos privados possam oferecer mais crédito agrícola a juros menores, contribuindo para melhorar o financiamento para o agronegócio brasileiro.

Para Everton Todescatto, gerente nacional de Seguro Agro, da Sancor Seguros, uma das líderes do segmento no Brasil, o instrumento Seguro Rural é uma importante ferramenta para auxiliar o produtor rural em situações de prejuízos decorrentes de fatores de causa climática. “O aumento dos recursos é positivo e fundamental. Ele nos possibilitará que um número maior de produtores tenham acesso à compra de seguros. Isso significa precaução para o produtor que tem seu escritório a céu aberto”, afirma, acrescentando que isto permitirá que eles protejam seu patrimônio sem necessidade de retirar recursos do seu capital principal, caso ocorra algum sinistro, ou que ainda tenha condições de recuperação em uma próxima safra.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.