Novo momento do mercado de seguros é para quem está preparado

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Nunca antes o mercado de seguros apresentou tantas oportunidades e ao mesmo tempo tantos desafios. As chances de crescimento são imensas, porém só para quem estiver preparado para crescer. O corretor de seguros, atuando como parte operacional do seu negócio, está perdendo oportunidades estratégicas, no entanto, precisa aprimorar a qualificação para se tornar um líder capaz de desenvolver sua empresa e sair da inércia.

No campo técnico, o mercado de seguros passa por gigantesca mudança regulatória, tecnológica e de conceitos, com a flexibilização na criação de produtos, que serão desenvolvidos sob medida, para atender às necessidades individuais dos consumidores. As seguradoras apresentam a cada dia novidades para os corretores e terão cada vez mais sistemas focados na atuação consultiva, o que traz novas oportunidades de visões, para melhorar ainda mais o dia a dia destes profissionais. O corretor precisa enxergar as mudanças como oportunidades para transformar a sua forma atual de fazer negócios e começar a colocar energia em estratégias para escalar a sua empresa.

O conhecimento técnico da atividade é muito importante, mas não é o único fator para crescer. As competências comportamentais são fundamentais para alcançar os resultados. O mundo pós-pandemia traz um novo normal que exige nova mentalidade profissional, novos comportamentos e nova visão estratégica para crescimento dos negócios.

Para crescer, além de investir em conhecimento técnico é necessário saber se posicionar. Mais do que parte operacional do seu negócio, os corretores de seguros são líderes e gestores de times, que precisam aperfeiçoar o método de trabalho para ser mais eficientes e desenvolver a empresa. Toda corretora de seguros, por menor que seja, não irá sobreviver se não tiver um planejamento estratégico, planos de ação muito bem definidos e capacidade de execução. O desenvolvimento empresarial se dá ainda por uma liderança assertiva, com foco na gestão de pessoas, uma comunicação bem estruturada, constante aprendizado e inovação.

A maioria dos corretores de seguros não tem acesso a um curso de MBA ou mestrado, que oferece conteúdo deste tipo, por uma simples questão de cultura do mercado. Além do curso de habilitação são muitos eventos e treinamentos de seguradoras, mas geralmente falta a oportunidade de participar de uma metodologia de desenvolvimento como empreendedor e líder de seu negócio.

Por isso, apliquei meu conhecimento em técnicas de desenvolvimento humano, ferramentas de administração e inovação com recursos adquiridos ao longo de minha experiência de quase 20 anos no mercado de seguros no método PACS (Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros), que segue tendências de treinamentos aplicado nas maiores empresas do mundo. O curso foi adaptado para o meio digital por conta do interesse de corretores de todo o Brasil, juntamente com a pandemia.

O setor de seguros é pujante e privilegiado, se destacou durante a pandemia, e apesar de também ter sido afetado seguiu crescendo, e é um dos primeiros a intensificar crescimento, pois é quem dá suporte ao desenvolvimento da economia. O comportamento do consumidor é outro na era digital, mas a grande influência que decide a compra ainda está nas mãos de quem vende. Por isso, é essencial para o corretor fazer o diagnóstico de sua empresa e entender onde de fato se deve colocar energia – em geração de caixa, pessoas, processos ou perante o mercado de seguros – para aproveitar as oportunidades do novo cenário.

Bruna Garcia  (*)

(*) fundadora da Megaluzz Desenvolvimento de Negócios. Consultora pela FGV-SP, pós graduada em vendas e negociação (FIA), com MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESPSP), formada em Gestão de Negócios Securitários (Unibero – Anhanguera) e Master Coach membro da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e International Association of Coaching (IAC), Programação Neurolinguística pela SIPNL e corretora de seguros todos os ramos pela ENS (Escola de Negócios e Seguros)

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