Os 40 anos chegaram: médica da rede Meu Doutor Novamed orienta como viver mais

0
240

Hábitos saudáveis, com foco em prevenção, estão entre as principais dicas para uma longevidade saudável

No ano de 2022, 30% dos atendimentos realizados pela rede Meu Doutor Novamed foram feitos por homens e mulheres acima dos 40 anos de idade. Com o aumento da expectativa de vida no Brasil para 77 anos, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o avanço da ciência tem sido um catalisador quando o assunto é viver mais e melhor. Porém, o comportamento individual de autocuidado é o que faz a diferença. Para que os “40 sejam, de fato, os novos 30”, são necessários equilíbrio e disciplina.

“A receita para uma vida proveitosa vem da combinação de atividade física, alimentação equilibrada, exposição à luz solar adequada, inserção de lazer na rotina, menos exposição a telas, estar com caderneta de vacina atualizada e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo”, comenta a Dra. Nayara Vilas Boas, médica da família da unidade Meu Doutor Novamed da Avenida Paulista, em São Paulo.

Para a conquista de uma vida longeva com saúde, a médica ressalta que os quaternários precisam manter uma rotina apropriada de prevenção e cuidados. Ela defende que é importante ter autoconhecimento, com a consciência sobre o próprio organismo, e entender que fatores sociais e ambientais podem influenciar na condição física e mental.

A médica da família da Meu Doutor Novamed cita os principais acompanhamentos que devem ser feitos com auxílio médico, indicados mesmo para as pessoas que possuem um estilo de vida saudável: “Os rastreamentos mais importantes nessa fase são a verificação da pressão arterial, o índice de massa corporal, a medição da circunferência abdominal e as condições de peso. Além disso, o questionário médico avalia questões relevantes que ajudam a enxergar o quadro de forma mais abrangente, como consumo de álcool e cigarro, e a ocorrência de infecções sexualmente transmissíveis”.

A Dra. Nayara Vilas Boas enumera as especialidades mais demandados nos atendimentos aos que chegam à faixa etária dos 40 anos, como parte do acompanhamento multidisciplinar do paciente. “As principais especialidades médicas a serem procuradas são endocrinologia, cardiologia, gastroenterologistas, oftalmologistas, ginecologistas e urologista”, finaliza.

Com 33 unidades no país, a rede Meu Doutor Novamed, que integra a Atlântica Hospitais e Participações, registra mais de 1,4 milhão de atendimentos desde o início das operações, em 2015.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.