Parceria da Brasilprev com o IOS forma 1.320 jovens para o mercado de trabalho

0
385

Com investimentos de R$ 2,7 milhões nos últimos anos e com a parceria de empresas como a Brasilprev (líder e especialista do mercado brasileiro de previdência privada, que apoia a iniciativa via Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Instituto da Oportunidade Social (IOS), atua há mais de 21 anos na formação e empregabilidade de jovens da rede pública e de pessoas com deficiência, por meio de cursos gratuitos em diversas unidades no País. Entre 2016 e 2018, o projeto completou 1.320 alunos formados para o mercado de trabalho e 300 em formação em 2019.

“A Brasilprev entende que além do seu compromisso com os clientes e suas famílias na realização de seus projetos de vida de longo prazo, é essencial gerar valor à sociedade. A parceria com o IOS é motivo de muito orgulho para companhia, pois contribui diretamente para o futuro destes jovens e cria oportunidades para o início da vida profissional” declara Walter Malieni, presidente da Brasilprev.

O IOS nasceu em 1998, a partir da iniciativa de um grupo de funcionários da empresa Microsiga Software S/A, atual TOTVS, com o objetivo de levar o acesso à informática para jovens de baixa renda, por meio de programas que colaboravam com a sua formação educacional.

Atualmente, o Instituto oferece cursos de formação profissional em Gestão Empresarial (com uso do software ERP TOTVS) e Tecnologia da Informação em quatro estados brasileiros, com o objetivo de expandir cada vez mais o alcance de seu trabalho.

Os cursos são gratuitos com ensino híbrido, uso de tecnologias que agregam novas experiências de aprendizagem, prática em software de Gestão Empresarial (ERP), Educação Digital e Cidadania, Matemática, Comunicação e Expressão, além de acompanhamento psicossocial com equipe multidisciplinar (profissionais das áreas de psicologia, serviço social e psicopedagogia).

Também inclui na sua grade curricular a aula de vivência comportamental corporativa, que prepara o aluno para vivenciar experiências do mundo corporativo e ajuda a buscar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. O estímulo para a atitude corporativa vivenciada no IOS contribui para que os alunos do Instituto estejam preparados para desafios de carreira em diversos setores.

O IOS também oferece o Programa de Empregabilidade, que viabiliza o ingresso desses jovens no primeiro emprego. Em 2018, o programa contribuiu para a colocação de mais de 1.200 alunos no mercado de trabalho, ampliando a renda dessas famílias em cerca de 40%, de acordo com os estudos realizados pela entidade.

Ao longo de sua trajetória o IOS já formou mais de 34 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo.

“A solidez e a seriedade de empresas como a Brasilprev se refletem no nosso compromisso de formar e apoiar os jovens na busca pela primeira colocação no mercado, de maneira estruturada e digna. Essa parceria comprova o sucesso dos esforços colaborativos entre escola e empresa, para uma formação sustentável e inclusiva dos jovens para o mercado de trabalho. Acreditamos que os profissionais inovadores surgem no ambiente da aprendizagem e as empresas que pensam no futuro dos seus negócios precisam, cada vez mais, investir nessa realidade”, declara a gestora operacional do IOS, Alecsandra Neri.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.