GBOEX repassa dicas para cuidados com a saúde mental

0
270

O GBOEX convidou a psicóloga clínica, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Carolina Trois, para comentar sobre o tema.

“Datas comemorativas (como a Páscoa, recentemente) têm o papel de nos trazerem mensagens específicas e nos lembrarem de continuarmos acreditando em um amanhã melhor”, ressalta Carolina. Conforme a especialista, os eventos negativos não serão apagados, pois não é possível negar dados de realidade quando são difíceis. “Mas podemos olhar para outras perspectivas, mesmo que momentaneamente, podendo servir como um exercício para reavaliar nossas escolhas e instilar sentimentos de esperança”, explica.

A pandemia e as consequências geradas no novo cenário causaram impactos na saúde mental das pessoas: ansiedade, depressão, sentimento de desesperança em relação ao futuro, baixa autoestima, solidão e tédio. De acordo com a psicóloga, diante dessas ameaças, é importante reservar um espaço do dia para olhar para si, ouvir o corpo e a mente para saber o que eles estão nos dizendo a respeito das emoções.

Entre as sugestões de cuidado da especialista, estão: limitar o tempo de uso do celular, redes sociais e o acompanhamento de notícias catastróficas, pois contribuem para o aumento da ansiedade e mal-estar; e procurar retomar atividades prazerosas, como desenhar, pintar, ler, ouvir música e escrever. “A prática de atividades físicas está diretamente ligada com o bem-estar mental. Sempre que possível, invista nessas atividades. Muitos dedicam grande parte das horas do seu dia ao home office, mas sempre é possível encontrar um tempinho. Lembre-se: é tudo uma questão de reavaliar suas prioridades”, recomenda.

Para Carolina, nutrir sentimentos de esperança é imprescindível para nos mantermos vivos. Por mais que estejamos vivendo um momento atípico e difícil, buscar estratégias para se adaptar, avaliando prós e contras, é necessário para uma melhor qualidade de vida. A especialista também orienta o contato com pessoas que são boas companhias, “alegram e com as quais você se sente à vontade para conversar”.

Todas as dicas podem contribuir para manter a saúde mental em dia e motivar a alegria. Porém, a psicóloga salienta que, ao sentir necessidade de apoio, é preciso buscar a ajuda de um profissional para um tratamento adequado.

Rede de Convênios – A Psicologia é uma das especialidades disponíveis na Rede de Convênios GBOEX. O espaço integra mais de 5.000 produtos e serviços com vantagens para os associados da entidade. A iniciativa existe há mais de 50 anos e é constantemente atualizada, inclusive para oferecer novos formatos de utilização, como consultas on-line. Além disso, também apresenta opções em lojas de presentes, do setor de alimentos, estabelecimentos de lazer, farmácias, entre outros.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.