Pottencial Seguradora: 300% de crescimento no Riscos de Engenharia

0
83

Estimulada por uma crescente demanda pelo seguro Riscos de Engenharia no país, a Pottencial Seguradora, líder na comercialização de Seguro Garantia há três anos, intensificou sua entrada neste segmento que considera promissor, tendo em vista os avanços em marcos regulatórios, como o do saneamento e energia elétrica, que deverão aquecer o mercado de seguros – especialmente relacionados à infraestrutura- nos próximos anos. Desde 2016, quando o Pottencial Riscos de Engenharia passou a compor o portfólio da Companhia, crescimentos contínuos vêm sendo observados. Para se ter uma ideia da força dessa expansão, em 2020, em meio a um cenário desafiador e atípico, a empresa registrou crescimento de 330% na comercialização do produto em relação a 2019, ano em que o saldo já havia sido positivo (85% de aumento em comparação a 2018).

Para o diretor comercial da Pottencial Seguradora, Cláudio Lendecker, a expansão do Riscos de Engenharia, que garante a proteção dos principais riscos aos quais obras e reformas estão expostas, é resultado, entre outros fatores, de um relacionamento mais próximo e de confiança construído com corretores e parceiros. “Nosso crescimento foi impulsionado principalmente pela proximidade com nossos corretores, que já confiam seus negócios de Garantia à Pottencial Seguradora. Por meio da compreensão de suas necessidades, foi possível agregar valor e solidez ao relacionamento com estes públicos estratégicos”, disse.

Em 2018, a Companhia deu início a um importante ciclo de investimentos em ferramentas, sistemas e pessoas para ampliar sua presença no segmento de Riscos de Engenharia. Além disso, os limites e coberturas atendidos pelo produto foram ampliados, o que, segundo Paulo Marchezine (foto), Head de Riscos Diversos e Engenharia da Pottencial, também foi fundamental para que a empresa registrasse ótimos números. “De lá para cá, estamos sustentando um crescimento contínuo e a ampliação dos investimentos em tecnologia previstos para 2021 faz com que as projeções para este ano sejam bastante animadoras”, disse.

Ainda segundo Marchezine, a agilidade na emissão de apólices, o apoio técnico na subscrição e a definição de limites e coberturas tornam o Pottencial Riscos de Engenharia ainda mais competitivo. “Oferecemos um portfólio completo de soluções, desde a contratação e emissão automática de apólices para obras de reformas e implantação de projetos de energia solar, até a proteção de grandes projetos de infraestrutura”, reforça. Ele explica que o seguro de Riscos de Engenharia vai muito além da proteção do capital investido, “oferece tranquilidade e segurança às Construtoras, Incorporadoras, Empreiteiras e Proprietários de obras frente aos inúmeros imprevistos que podem ocorrer, inclusive compreendendo prejuízos causados a terceiros”.

Investimentos em tecnologia

Após se consolidar como uma insurtech de grande porte, unindo a agilidade de uma startup à solidez de uma líder de mercado, a Pottencial Seguradora está ampliando os investimentos em tecnologia a fim de tornar os processos ainda mais ágeis e simples. Reflexo disso são as mais de 40 vagas anunciadas no último mês pela Companhia para a área de Tecnologia, com contratações em todo o Brasil para trabalho em home office. De acordo com o Chief Technology Officer (CTO) da Pottencial, Daniel Amorim, a expectativa é de que até o final deste ano o setor dobre de tamanho, se tornando o maior da empresa, contando ainda com parceiros para o desenvolvimento de soluções. “Hoje, a Pottencial possui 240 colaboradores, dos quais 40% estão dedicados à área de desenvolvimento tecnológico, buscando aprimorar produtos e processos de acordo com as necessidades dos clientes e parceiros. A agilidade e a inovação estão no DNA da empresa, e para que os processos sejam cada vez escaláveis, a tecnologia é uma importante aliada”, explica.

Ainda segundo Amorim, por meio de ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial, será possível automatizar processos-chave da Companhia, liberar a capacidade intelectual para evoluir a concepção de produtos e focar na otimização e jornada personalizada para clientes e parceiros, fazendo uso de dados para análise de comportamento e evolução contínua. “Além dessas vantagens, a tecnologia permite, ainda, uma interação rápida e de qualidade com os clientes por meio de vários canais de comunicação, tais como WhatsApp, Portais e assistentes virtuais”. Reforçando seu pioneirismo e foco constante na agilidade e inovação, a Pottencial foi a primeira seguradora do Brasil a registrar apólices de forma eletrônica junto à B3 no seu Sistema de Registro e Operações (SRO), em atendimento às novas exigências regulatórias anunciadas pela SUSEP no ano passado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.