Projeto inclusivo da Allcare é o Case do Ano no Prêmio SMART Customer 2023

0
212

Programa de vagas afirmativas para inclusão de mães universitárias no mercado de trabalho recebeu ainda o Troféu Ouro na categoria Responsabilidade Social e Diversidade

A noite de quarta-feira, 9/8, consagrou a Allcare Gestora de Saúde como a grande vencedora do Prêmio SMART Customer 2023. Além de três troféus  nas categorias Responsabilidade Social e Diversidade, Relacionamento com Colaboradores e Tecnologia para Relacionamento, o grande destaque da noite foi a conquista do Case do Ano com o Programa de Estágio Allcare Para Mães Universitárias – Inclusão que muda vidas.

Lançado no fim do ano de 2021, o programa de vagas afirmativas para contratação de mulheres mães universitárias foi desenvolvido pela equipe Gestão de Pessoas da Allcare como forma de promover a inclusão, por meio da oferta de oportunidade real de ingresso ou retorno ao mercado de trabalho para mulheres que ainda enfrentam resistência das empresas.

É o que mostra uma das  pesquisas mais citadas sobre o assunto, a The Labor Market Consequences of Maternity Leave, Policies: Evidence from Brazil, da Fundação Getúlio Vargas. Segundo o estudo, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade está fora do mercado de trabalho depois de 24 meses, um padrão que se perpetua inclusive 47 meses após a licença. A maior parte das saídas do mercado de trabalho se dá sem justa causa e por iniciativa do empregador.

A gerente executiva de Pessoas e Cultura da Allcare, Vivian Spina, conta que “ao longo dos anos, a partir do contato constante com candidatas nos processos seletivos para as vagas disponíveis na Allcare, notamos que muitas mulheres assumiam uma postura defensiva quando falavam que tinham filhos”. Essa constatação, segundo Vivian, desencadeou uma série de questionamentos e discussões sobre como reverter esse quadro. “Tivemos total apoio da diretoria da Allcare, o que foi fundamental para que pudéssemos, em pouco tempo, implantar o programa”, destaca Vivian.

Na contramão dos dados nacionais, a Allcare mantém, desde o início de suas operações, uma equipe predominantemente feminina. As mulheres são 74% do total de colaboradores, somando 440 colaboradoras. Desse total, 64% ocupam cargos de liderança e 54% são mães.

“Esse perfil tem total sinergia com o propósito da Allcare, uma empresa gestora de saúde, focada no cuidado e acolhimento, características muito presentes nas mulheres e, especialmente, nas mães”, define Vivian.

Para o presidente da Allcare, Farias Sousa, essa premiação inédita reflete de forma inequívoca a cultura da companhia, que tem como propósito cuidar das pessoas. “Para nós, o cuidar não é apenas um conceito, ele está na prática do nosso dia a dia e permeia as todas as nossas ações. Nossa equipe é diversa, inclusiva e com um perfil de acolhimento e escuta que a torna tão especial e competente no que faz. Estou orgulhoso e compartilho com cada um de nossos mais de 500 colaboradores essa importante conquista”, diz Farias.

A Allcare também recebeu o Troféu Prata, com o case O Caminho da Tecnologia à Humanização – conectando tecnologia e pessoas, na categoria Tecnologia para Relacionamento; e o Troféu Bronze, com o case A força de colaboradores engajados no trabalho com propósito, na categoria Relacionamento com Colaboradores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.