RCG Risk Consulting Group comemora 50 anos

0
70

O ano de 2020 trouxe uma série de transformações para o mundo por conta da pandemia do novo coronavírus. Do ponto de vista empresarial, aflições e ameaças financeiras e operacionais tiveram que ser rapidamente convertidas em novas estratégias e em superação, entretanto, na contramão da conjuntura, algumas marcas se destacaram pela adaptabilidade e galgaram novas oportunidades. Dentre elas, está a RCG.

Com 50 anos recém-completados, a companhia, que é referência mundial em Gestão de Riscos, tem mantido o foco na expansão dos negócios e continua a unir a tradição e a inovação presentes em seu DNA para oferecer aos clientes o que há de melhor em termos de tecnologia, capacidade técnica, internacionalização e mitigação de ameaças.

Desde 2018, já consolidada em cinco continentes, a Herco mudou o seu nome para RCG Powered by Herco. Este foi um passo importante e necessário para refletir o seu alcance global com mais propriedade. Atualmente, a RCG, renovada, trabalha com os mesmos pilares que foram sedimentados nessa trajetória: eficiência, proximidade, solidez e confiança. A marca é especialista em Enterprise Risk Management, Gestão de Riscos, Segurança do Trabalho, Inspeção e Engenharia de Riscos para o mercado de seguros, logística e transporte, além de Security & Cyber, Catástrofes Naturais e Terrorismo via Brokerslink.

“Celebrar os 50 anos de uma empresa que cuja atividade central envolve a lida diária com diferentes nuances de riscos é uma grande conquista, ainda mais em um momento tão desafiador para muitos negócios. Segundo a nossa filosofia, as ameaças são um elemento natural que faz parte do modelo de negócios de todas as organizações, entretanto, saber prevê-las, tratá-las e revertê-las requer experiência, tradição e rigor técnico”, enfatiza Jorge Luzzi, CEO Global da RCG. Vamos comemorar o momento e criar oportunidades que possam ser transformadas em vantagens competitivas. Graças à nossa trajetória de sucesso, temos avançado a passos largos na missão de ampliar serviços e atender às novas demandas que surgem no mercado”, completa o líder.

A RCG conta com um extenso portfólio no qual encontram-se soluções de Gestão de Riscos Estratégicos, Análises de Risco, Controle de Perdas e implantação de Programas de Engenharia de Riscos. Cada uma das soluções é pautada em uma metodologia própria fundamentada nas melhores práticas do mercado global e, juntos, os serviços são capazes de proporcionar redução de prejuízos patrimoniais, otimização dos investimentos em segurança, melhor aplicação dos sistemas de proteção, formação de uma cultura de gestão de riscos, diferenciação mercadológica, adequação dos custos de seguro, redução e/ou eliminação de gastos com ações trabalhistas, multas ou indenizações, entre outras vantagens e benefícios estratégicos e operacionais.

Trajetória consolidada da Herco no Brasil

A RCG Risk Consulting, nasceu Herco em 1971. Em seu primeiro desafio, a companhia teve como principal missão reformular o departamento de engenharia designado para desenvolver e controlar o programa de gestão de riscos de uma das maiores indústrias têxteis do Brasil. Desde então, a empresa cravou um alto e pioneiro rigor técnico, com precisão operacional, sofisticação tecnológica e muita criatividade para moldar a gestão de riscos corporativos. Depois de consolidada, em 1994, a Herco trabalhou no aprimoramento e especialização em técnicas no processo de análise de riscos operacionais/ industriais e interface não somente com o mercado segurador, mas com diferentes segmentos de mercado, como óleo e gás, siderurgia, geração e distribuição de energia, telecomunicações, bens de consumo, entre outros.

Poucos anos depois, em 1996, a empresa intensificou o uso de ferramentas tecnológicas e modelagens matemáticas para estudos de análise de riscos com cálculo de consequências (incêndio, explosão e nuvem tóxica), com destaque para o investimento intenso em pesquisa tecnológica. Mais tarde, a marca se tornou pioneira na aquisição do PHAST, um dos principais e mais robustos softwares do mercado em Análise Quantitativa de Riscos.

No início dos anos 2000, foi criada a Herco Portugal que, mais tarde, se integrou à Herco Brasil. Em Portugal, surgiu uma nova linha de negócios que incluía a incorporação de serviços voltados para os riscos de acidentes do trabalho. Nesta mesma época, a fim de corresponder ao desejo da empresa de expandir as suas atividades para atender diversos segmentos de mercado, foi criado o departamento de Gestão de Riscos em Logística e Transportes, que é voltado para o controle dos riscos estratégicos.  A partir de 2013, a marca iniciou sua expansão: abriu escritórios na Europa, África e América do Norte e, atualmente, a logo da marca já se faz presente em Blumenau, São Paulo e Rio de Janeiro, e em cidades tão diferentes como Lisboa, Porto, Dallas, Cidade do México, Luanda e Valletta em Malta. Já em 2018, no plano de expansão internacional a empresa passou por uma reestruturação de identidade, tornando-se a Risk Consulting Group: a RCG powered by Herco. 

Momento de novas perspectivas

“Ao completar 50 anos de história, a RCG continuará a oferecer seus serviços de consultoria de gestão de risco dependendo do desenvolvimento e das novas perspectivas que virão no futuro. Não há dúvida de que a transformação digital tem trazido grandes mudanças em nossos serviços de consultoria e também inovação, além disso, nossos produtos devem estar preparados para identificar e gerenciar os novos riscos emergentes aos quais as organizações estarão expostas como resultado de todas essas mudanças, e isso se ocorre não só pela gestão estratégica dos riscos, mas também pelo empenho operacional. A RCG mantém como fonte de informação a busca por parcerias e a participação em cursos e seminários internacionais para aperfeiçoar constantemente suas técnicas, além de promover a disseminação de conhecimento por meio de treinamentos aos seus clientes”, finaliza Jorge Luzzi.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.