Rede Meu Doutor Novamed promove a conscientização sobre o câncer de mama e a importância da prevenção

0
439

Com o objetivo de promover a conscientização do câncer de mama, a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, destaca os cuidados essenciais para a prevenção da doença. O câncer de mama é a primeira causa de morte da população feminina do Brasil, sendo o tipo de tumor que mais acomete mulheres em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para esse ano 2022, o instituto estimou uma incidência de cerca de 43 casos a cada 100 mil mulheres. Importante lembrar, que, o câncer de mama também pode atingir a população masculina, que representa 1% dos casos.

O desenvolvimento desta doença é multifatorial, como destaca a Dra. Renata Ávila (foto), ginecologista da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, que atua na unidade de Porto Alegre. “São diversos os fatores que podem desencadear o câncer de mama. Além dos conhecidos fatores genéticos, os fatores ambientais e comportamentais, como por exemplo o sedentarismo, atividade física insuficiente, a exposição a um estilo de vida pouco saudável, podem contribuir para o surgimento da doença”, explica a médica.

A profissional ainda enumera outras condições associadas à doença: “Junto a essas possíveis causas, os aspectos da própria história reprodutiva e hormonal de cada paciente também são considerados fatores de risco – primeira menstruação, uso de contraceptivos, primeira gravidez, entre outros”. Os cuidados de prevenção e o acompanhamento médico caso-a-caso são tão importantes quanto o diagnóstico precoce para o tratamento desta doença.

Prevenção em primeiro lugar

Ainda de acordo com o estudo do INCA, cerca de 13% dos casos da doença no país em 2020 poderiam ser evitados mediante a redução de fatores de risco. As mudanças de hábito podem ter um forte impacto na prevenção do câncer de mama e, pensando nisso, a médica da rede de clínicas Meu Doutor Novamed ressalta práticas preventivas:

1.           Alimentação adequada: Construir hábitos alimentares saudáveis, priorizando o consumo de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e nutrientes. Hidratar-se é fundamental! Beber, ao menos, dois litros de água ao dia.

2.           Corpo em movimento: A atividade física regular associada a uma alimentação saudável traz equilíbrio a níveis hormonais e fortalece as defesas do corpo. São recomendados pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia.

3.           Amamentação prolongada: Para as mulheres que se enquadram nesse perfil de mãe, a amamentação prolongada contribui, durante o período de aleitamento, para reduzir as taxas de certos hormônios que contribuem para o desenvolvimento das doenças mamárias. Além disso, promove a eliminação e renovação de células onde teriam origem as lesões malignas da mama.

Ainda sobre prevenção, a Dra. Renata Ávila comenta: “Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. O autoexame das mamas, por si só, não é capaz de reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, mas ele se torna importante no contexto de autoconhecimento”.

Mamografia e o diagnóstico precoce

Além da prevenção e do autoexame, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer a cada dois anos a mamografia, para as mulheres de 40 a 49 anos, são recomendados o exame clínico anual e a mamografia em caso de resultado alterado do exame -, conforme orientações da Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para as pacientes com maiores riscos, como aquelas que possuem fatores hereditários, o rastreamento pode ser iniciado precocemente.

“Para o adequado rastreamento do câncer de mama, a mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por essa doença. Para as mulheres de risco elevado, é imprescindível que ela mantenha suas consultas ginecológicas atualizadas para que seu médico avalie qual o seu risco de desenvolver câncer de mama e oriente a necessidade e qual o exame a ser realizado”, pontua a médica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.