Sabemi acelera transformação digital e beneficia o cliente e o meio ambiente

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As seguradoras aceleraram o processo de transformação digital em meio a pandemia. Os clientes saíram ganhando economizando tempo. A Sabemi, além das suas lojas, passou a oferecer mais uma opção de atendimento, a formalização digital. Com a implementação desse processo em todas as operações financeiras, seu segurado poupou com o trâmite digital 32.878 horas, equivalente a 1.370 dias, 45 meses ou 4 anos de economia de deslocamento em pouco mais de 2 anos, considerando em média o gasto de uma hora para o cliente ir até a loja e realizar operações. Uma opção nova e importante em uma época em que o tempo é precioso e que a pandemia tem impossibilitado as saídas de casa. Agora, clientes, parceiros e fornecedores podem contar com a assinatura eletrônica para agilizar seu dia a dia.

“A Sabemi tem investido muito na transformação digital para tornar os processos cada vez mais eficientes para o segurado. Esse é um pilar importante para a companhia e continuaremos atuando firmes nessa frente”, afirma Leandro Nunes (foto), diretor executivo comercial da Sabemi.

Além da agilidade, outra boa notícia é a de que as modernizações também resultaram em benefícios ambientais, uma forte tendência global entre as principais corporações. Na Sabemi, a formalização digital fez com que houvesse uma economia de mais de 230 mil folhas de papel em dois anos, o mesmo que poupar o corte de 23 eucaliptos.

A utilização da Assinatura Eletrônica é um outro exemplo, não só por toda eficiência que agregou na operação, mas também pelo impacto ambiental que trouxe. A ferramenta mostra quantos kg de árvores foram poupados com o seu uso. A Sabemi preservou 1,5 tonelada no ano passado.

Parceria em novo passo rumo à transformação digital do mercado segurador

A Sabemi firmou parceria com a Nion Network, startup multinacional focada em potencializar negócios e inovações para contratação de apólices e serviços inovadores, em mais um passo do seu processo de transformação digital.

O acordo entre as empresas prevê a implementação da automação de vendas digital de vendas de apólices. Com isso, todo o processo de contratação do seguro ocorrerá de forma totalmente digital, desde propostas, DPS, subscrição, emissão e a formalização, tudo em um canal de seguro. Com a iniciativa, Nion e Sabemi se tornam pioneiras na venda automatizada de apólices de seguros.

“Além dos nossos canais de distribuição, o público passa a ter mais uma opção para adquirir os seguros. A novidade permite um atendimento ágil e transparente para aqueles que não podem comparecer nos pontos físicos de venda”, reitera Rodrigo Pecoraro, Head de Seguros da Sabemi. Segundo ele, a parceria com a Nion vai ao encontro da estratégia de transformação digital da seguradora e garante mais agilidade, conveniência e segurança ao segurado. “Com essa aliança, unimos a expertise e a tradição da Sabemi no mercado de seguros à experiência da Nion com a jornada digital de vendas de apólices para trazer uma jornada ao cliente jamais vista no mercado de seguros”, garante.

Ele vê com otimismo a chegada da Nion ao mercado latino-americano. “A startup traz uma experiência internacional importante de países que já estão bem avançados neste segmento. Neste cenário, o Brasil se torna um polo estratégico para a expansão desse tipo de negócio”, finaliza.

É a primeira vez que uma seguradora passa a oferecer a contratação deste tipo de produto de forma totalmente digital. Para Thiago Soares, CEO Latam da Nion Network, a aquisição desses produtos pela Sabemi vem para colocar o cliente no centro do negócio, na medida em que traz para o primeiro plano a interação entre seguro e segurado. “É fato que a pandemia veio para acelerar o processo de digitalização de seguros no mundo. E colaborações como esta, com a Sabemi, que fechamos recentemente, são maneiras eficientes de transformar nosso mercado”, diz.

De acordo com o World InsurTech Report 2020, publicado pela Capgemini e Efma, 67% das seguradoras têm vontade de colaborar com insurtechs, enquanto 83% das insurtechs desejam colaborar com as seguradoras.

Modalidade de seguros para colaboradores

Na contramão do que vem sendo registrado no mercado segurador, a busca por seguros pessoais cresceu durante a pandemia. Dessa forma, com o objetivo de se preparar para atender às novas demandas de mercado, a Sabemi deu início a uma série de ações para qualificar ainda mais sua atuação no mercado de seguros.

Entre as iniciativas, está o lançamento de duas modalidades de seguros exclusivas para os mais de 500 colaboradores da companhia espalhados pelo Brasil, que resultou de uma parceria firmada entre as áreas de Recursos Humanos e de Inteligência de Negócios da Sabemi.

De acordo com a Gerente de RH da companhia, Paula Bizzi, os produtos foram desenvolvidos para atender às necessidades dos profissionais da Sabemi, que foram estimulados a responder uma pesquisa de intenção de compra sobre as assistências mais aderentes às suas rotinas. “Esse benefício foi criado para dar ainda mais proteção e tranquilidade ao dia a dia do nosso público interno”, afirma Paula.

Os produtos também buscam ser uma espécie de laboratório da marca, em que os próprios profissionais são estimulados a usufruir de todas as assistências contempladas nas modalidades escolhidas e compartilhar feedbacks sobre os serviços oferecidos. Para o Diretor Comercial da Sabemi, Leandro Carvalho, os colaboradores passam a ter um papel ainda mais estratégico para o negócio, pois, com o seguro, eles têm a possibilidade de testar na prática o que é ofertado aos segurados da Sabemi, tornando-se uma referência essencial para a aferição da qualidade dos produtos da empresa.

“Este lançamento faz parte da nossa estratégia permanente de aperfeiçoar a experiência do segurado. Tenho certeza de que os nossos colaboradores, com participação ativa, vão contribuir ainda mais para conduzirmos a régua de relacionamento com nossos segurados a um patamar ainda mais elevado”, afirma Carvalho.

As duas modalidades preveem a Cobertura por Morte Qualquer Causa e contemplam uma cesta de assistências especiais para os segurados: A opção “Você Mais” conta com assistências residencial, auto básica (para automóveis), de eletrodomésticos (linhas branca e marrom), alimentação e desconto para compra de medicamentos em farmácias. Já a modalidade “Somos Mais”, oferece, além das assistências previstas no produto anterior, a Assistência Educação.

Esses também são os primeiros produtos cuja contratação se dá de forma totalmente digital, por meio de um software de formalização online. Com isso, o segurado passa a ter mais agilidade e autonomia na utilização do serviço e das assistências.

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