Auto (IPSA) – Após seis meses de alta valor do seguro se manteve estável

0
340

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de agosto do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto se manteve estável no mês de agosto, seguindo em 6,6%, sendo o primeiro período sem aumento nos últimos seis meses. Já em comparação a um ano atrás, o índice subiu 34,7%. Para baixar o IPSA completo acesse o link.

Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx, acredita que o IPSA atingiu o pico de aumento e a tendência é de redução nos próximos meses de 2022. “É possível dizer que já alcançamos o patamar de estabilidade para o Seguro Auto e tudo indica que os preços irão sofrer queda nos próximos meses. Aos poucos o mercado automotivo está se reorganizando e as seguradoras se adequando ao cenário pós pandemia”, explica o executivo.

Em relação ao IPSA por gênero é possível verificar que houve uma mudança de comportamento nos últimos meses. Em agosto de 2021 o seguro para homens era 20% superior aos das mulheres. Já no último mês (agosto 2022) essa diferença diminui para 10%. “Parte dessa mudança é decorrente ao aumento do roubo e furto que é mais influenciado pela região e menos pelo gênero”, explica o executivo.

Outro fator que a TEx identificou nos últimos meses é que as seguradoras estão sofisticando os seus modelos de precificação que estão reduzindo as diferenças entre os gêneros e estado civil.

Capital fluminense – Especificamente na cidade do Rio de Janeiro, o IPSA revela que o seguro na Zona Norte é 71,4% superior à Zona Sul. De acordo com Genildo, a região onde o Segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro. “Interfere diretamente nas taxas de roubo e furto”, explica.

Já em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix segue na liderança com volume total de 6,4% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,6%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 32% do total de automóveis cotados no mês de agosto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.