Cento e vinte mil. Esse foi o número de menções sobre acidentes de trânsito nos últimos dois meses capturados na rede social Twitter. Os dados são parte das estatísticas do projeto Siga Protegido, desenvolvido pela Seguradora Líder – administradora do consórcio que gere o Seguro DPVAT – cujo objetivo é ampliar o conhecimento dos internautas não apenas sobre o benefício social, mas também conscientizar sobre a importância de um trânsito mais seguro.
Como parte da campanha institucional “DPVAT é para todos, é de todos e é do Brasil”, o projeto tem como premissa analisar as menções e os relatos sobre acidentes de trânsito e, quando cabível, abordar os internautas para orientá-los sobre a existência do Seguro do Acidente do Trânsito e como este benefício pode auxiliar vítimas e beneficiários de acidentes.
Ao longo dos últimos dois meses (14 de setembro a 14 de novembro), entre as menções capturadas pelo Siga Protegido, cerca de 52% foram sobre acidentes envolvendo motocicletas e 41% sobre automóveis. Já considerando os tipos de vítima, 86,8% das ocorrências mencionadas envolveram os motoristas dos veículos. Os estados com mais registros são: Rio de Janeiro (26%), São Paulo (16,7%), Santa Catarina (8,5%) e Paraná (7,5%).
Para o diretor de Operações e TI da Seguradora Líder, Iran Porto, o objetivo do projeto é estar cada vez mais próximo da população, facilitando o acesso às informações da Seguro DPVAT.
“Adotamos uma postura mais proativa e de acompanhamento da transformação digital que ocorre no país. A rede social também é um canal de diálogo para ajudar a esclarecer questões a respeito do seguro e de como ele auxilia a sociedade diante do cenário do trânsito brasileiro, que é alarmante. Desde o início do projeto, já realizamos mais de 1.700 contatos com pessoas que noticiaram ter sofrido ou conhecer alguém que sofreu um acidente de trânsito”, aponta Iran.