Soluções para o gerenciamento de crédito e a crise

0
206

O Dinheiro Seguro, programa da GRTV, recebeu a presidente da Coface no Brasil e diretora de planejamento estratégico da América Latina, Marcele Lemos, o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Luciano D’Andrea, e a economista da Coface, Patrícia Krause. Apresentado pelo jornalista especializado em seguros, Paulo Alexandre, o programa também contou com a participação especial do Consultor Econômico do Sindseg-SP, Francisco Galiza. Em suas considerações iniciais, Galiza comentou os impactos econômicos ocasionados pelo cenário atípico que estamos enfrentando atualmente e destacou o texto que a Coface divulgou recentemente sobre os efeitos do Covid-10 na economia de alguns países da América Latina.

“Tivemos um efeito um pouco defasado da América Latina, em relação à Ásia e ao mercado europeu. Olhando para as principais economias da região vimos que de fato todas começaram o período de quarentena, mesmo que em intensidades distintas, no final de março, e percebemos que abril foi o pior momento no que diz respeito a atividade econômica mensal”, disse Patrícia Krause. A partir de então, as economias começaram a se recuperar. Na comparação anual ainda nota-se uma queda que vem diminuindo sua intensidade. Durante todos os meses da crise o Brasil apresentou uma queda menor do que a verificada em seus vizinhos. “Diante disso, revisamos a nossa estimativa de queda do PIB para esse ano de 6,5 para 5,5”, explicou.

Sobre os desafios de atuar diante de um cenário tão desafiador, Marcele Lemos explicou que como uma seguradora de crédito a Coface tem grande experiência em análise e gerenciamento de risco. “Nós aproveitamos essa expertise e, por meio da nossa empresa de serviço, estamos oferecendo algumas soluções de gerenciamento de crédito, como por exemplo, relatórios de informação financeiras de empresas. O documento é de suma importância para as companhias que pretendem ampliar a atuação para outros países e precisam de informações sobre a empresa com a qual desejam iniciar uma relação comercial. A Coface é líder de mercado e disponibiliza ao mercado um portfólio completo de serviços de gerenciamento de crédito de riscos financeiros, tais como monitoramento de score (pontuação) de empresas, opinião de crédito customizado e serviços de cobrança, tanto no Brasil quanto no exterior.

Luciano D’André reforçou a importância dos serviços descritos por Marcele para a proteção das indústrias, em especial no Rio Grande do Sul, um dos principais estados industriais do Brasil. Os serviços voltados à exportação, importação e investimentos são muito importantes para a economia local, principalmente no que diz respeito aos serviços ligados a análise de crédito e monitoramento do risco, sobretudo de importadores ao redor do mundo. “É fundamental atender nossas empresas no que diz respeito a serviços relativos a gerenciamento de risco, a fim garantir o sucesso dos negócios por elas realizados”, afirmou D’Andrea. Para agregar os serviços de seguro de crédito e monitoramento de risco ao seu serviço de inteligência comercial, a FIERGS estabeleceu parceria com a Coface.

Confira a entrevista na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=gEqvf0JKp18&t=22s

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.