Estudos e pesquisas apontam o exponencial aumento do volume de dados no Brasil e no mundo. E saber entende-los tem se tornado uma demanda urgente para os negócios e a sociedade. É por essa razão que o Festival Social Good Brasil (SGB), um evento digital e gratuito patrocinado pela SulAmérica, pretende debater a importância das pessoas, organizações e governos estarem cada vez mais fluentes em dados, a favor de impactos e transformações sociais positivas.
Entre os dias 26 e 30 de outubro, o maior festival de dados para impacto social do país chega à sua 10ª edição. O evento, que já alcançou mais de 12 mil pessoas, neste ano já confirmou a participação de mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais em debates sobre a relação das pessoas, o futuro e o poder dos dados.
Ao todo serão cinco dias de programação com mais de 20 horas de conteúdo e diversas atrações culturais. Na edição 2021, a SulAmérica participará em três momentos dos debate e discussões.
Na quarta-feira (27), às 18h10, Washington Vital, head de Data Analytics e Transformação Digital da SulAmérica, participa do painel “Porque toda empresa deveria ser uma empresa de saúde?”. O executivo da seguradora irá abordar o conceito prioritário de Saúde Integral sob a ótica do futuro do trabalho e a jornada para se tornar cada vez mais data-driven.
“A SulAmérica, ao longo dos seus 125 anos, sempre apostou na inovação. Vamos nos unir ao SGB para debater questões sobre tendências em usos de dados e novas tecnologias para impacto socioambiental positivo, futuro do trabalho e a importância de toda empresa ter como foco a Saúde Integral, promovendo o equilíbrio entres saúdes física, emocional e financeira”, destaca Washington.
Já na sexta-feira (29), às 14h, o superintendente de Sustentabilidade, Tomás Carmona e a gerente de Transformação Digital da SulAmérica, Camilla Azeredo, que juntos vão explorar o processo de transformação digital da companhia e seus impactos na sociedade, apresentando o workshop “Como mobilizar sua empresa para investir em práticas ESG”, uma jornada que começou há mais de 10 anos na SulAmérica.
“Iniciamos a integração da sustentabilidade à estratégia há mais de uma década, orientada por compromissos como os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) e o Pacto Global da ONU. Hoje, aplicamos as melhores práticas ESG em nossa jornada digital, no desenvolvimento de produtos e serviços, afim de gerar impacto positivo para todo o ecossistema. No workshop, vamos apresentar mecanismos para engajar e mobilizar as empresas em uso de dados para benefícios ESG”, afirma Tomás Carmona.
Por fim, no quinto e último dia (30), será a vez da superintendente de Desenvolvimento Organizacional da SulAmérica, Flávia Neves, apresentar o painel “Espaço de carreira: criando o trabalho do futuro, de olho no presente”, às 10h. O bate-papo terá como foco a Jornada do Colaborador na companhia, com destaque para o case “Modelo Futuro de Trabalho”, que prevê até 70% de remotização no pós-pandemia.
Participações de peso
O SGB terá a participação de palestrantes internacionais como Andrew Means, Diretor Senior da Salesforce Global e fundador da maior rede de profissionais de dados no setor social, a Data Analysts for Social Good, Beth Kanter, facilitadora reconhecida internacionalmente em transformação digital e bem-estar no local de trabalho para organizações sem fins lucrativos, e Simon Mainwaring, fundador e CEO da consultoria estratégica We First e autor de We First: How Brands and Consumers Use Social Media to Build a Better World.
Também participam dos debates grandes nomes do mercado nacional, como Daniela Arrais, jornalista e sócia-fundadora da Contente, Alan Soares, fundador do Movimento Black Money, Liliane Tie, Community Builder e iniciadora da Women in Blockchain Brasil, Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, e Rodrigo Borges, cofundador da Escola do Vazio e Clube do Diálogo.