TEx lança Índice de Preços do Seguro Automóvel

0
12

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, em parceria com a Rating de Seguros Consultoria, acaba de lançar o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) , estudo inédito que traz a variação média de preços do seguro auto, a evolução mensal e a tendência do seguro automóvel para 2021.

Com mais R﹩ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. Essa penetração possibilitou a criação de um cálculo inédito, o Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil. “O estudo jamais foi compilado antes, exatamente pela dificuldade em consolidar tais dados. Com uma abordagem pioneira e graças ao TEx Analytics, que permite levantamento dos dados com a maior massa estatística do setor, é possível acompanhar a variação média de preços de seguro automóvel de forma precisa. O que mostra a posição de destaque da TEx no mercado de seguros.”, revela Omar Ajame, Founder e CEO da TEx.

O estudo, produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx, é dividido em três indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurado de ambos os sexos, o IPSAm, considerando unicamente o sexo feminino, e o IPSAh, considerando apenas o sexo masculino.

Francisco Galiza, consultor econômico e sócio da Rating Consultoria de Seguros, explica que para desenvolver os indicadores foram utilizados três fatores principais, como perfil do segurado, veículos mais cotados e cálculo das variações dos prêmios. “Em primeiro lugar definimos o perfil mais comum de segurado no mercado brasileiro (sexo feminino ou masculino, casado, veículo zero km, 36 a 45 anos, sem bônus, automóvel), depois levamos em consideração o automóvel, a cada mês selecionamos os 40 veículos mais cotados, e por último, consideramos a mediana das variações de prêmios dos 40 veículos selecionados para cada um dos três indicadores”, comenta Galiza.

Na análise acumulada em 2021, considerando dados de janeiro e fevereiro, o IPSA geral e o IPSAh tiveram, respectivamente, queda de 1,3% e 4,8%. Já o IPSAm subiu 4,5%. “Importante pontuar que a amostra ainda é pequena para se definir uma tendência do setor para o ano de 2021, por isso é importante seguir acompanhando o IPSA nos próximos meses”, finaliza o economista.

Lembrando que os dados são extraídos do TEx Analytics, plataforma de inteligência de dados de seguro auto, e referente às cotações realizadas dentro do TELEPORT, plataforma de gestão e multicálculo para corretoras de seguro, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.