Segundo o IBGE, mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez no Brasil, o que representa quase 5% da população. Nesse grupo, 2,7 milhões de indivíduos não ouvem nada. Apesar dos números significativos, a acessibilidade digital em libras ainda é pouco difundida entre empresas e organizações. A fim de facilitar o acesso dessa comunidade à informações, a Tokio Marine acaba de lançar em seu site um tradutor virtual de Língua Brasileira de Sinais (libras). A iniciativa reforça o compromisso da Companhia com a Diversidade.
A área de Tecnologia da Tokio Marine, em parceria com a startup brasileira Hand Talk, desenvolveu uma funcionalidade no site da seguradora que permite, com apenas um clique, que o usuário ative uma janela de acessibilidade para o Tradutor de Libras. A ferramenta apresenta o usuário ao Hugo, um avatar digital intérprete da língua de sinais, que realiza a tradução dos textos de todas as páginas do endereço eletrônico. Para tanto, basta que o usuário faça a seleção com o mouse do conteúdo ao qual deseja ter acesso.
“Além de ser parte da nossa estratégia corporativa, é um orgulho para a equipe de TI disponibilizar soluções para a construção e manutenção de uma Companhia cada vez mais diversa e plural. Com a tradução em Libras no site, podemos contribuir para a autonomia e inclusão da comunidade surda no universo do seguro”, afirma o diretor de Tecnologia da Tokio Marine, Wilson Leal.
De acordo com dados da Federação Mundial dos Surdos (WFD), chega a 80% o número de deficientes auditivos de todo o mundo que não compreendem a linguagem escrita e se comunicam apenas por meio da língua de sinais. Diante disso, o executivo ressalta a importância das iniciativas de romper barreiras de comunicação e de ampliar a oferta de serviços a uma parcela da população ativa nos meios digitais e com diversas demandas por proteção.
Destaque no prêmio Valor Carreira pelo quarto ano consecutivo
Pelo quarto ano consecutivo, a Tokio Marine figura entre as ganhadoras do prêmio Valor Carreira, que reconhece as melhores empresas em Gestão de Pessoas no País. A seguradora ficou em segundo lugar no ranking da categoria de 1501 a 3 mil funcionários.
“É motivo de grande orgulho para nós estarmos, mais uma vez, entre as empresas premiadas pelo Valor Carreira. Isso mostra que todos os esforços direcionados para oferecer e incentivar as melhores oportunidades de desenvolvimento de carreira, benefícios e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho aos nossos resolvedores são bastante consistentes e estão dando resultado”, celebra Masaaki Itakura, diretor Executivo de Estratégia Corporativa da Tokio Marine.
Atualmente, a seguradora conta com mais de dois mil colaboradores distribuídos entre 75 unidades de negócios, com sucursais e ecritórios em todo o território nacional. Para a Companhia, a chave do sucesso está na integração entre os pilares da sua cultura organizacional, baseados, especialmente, em inovação, protagonismo, transparência e diversidade.
“Em um ano tão atípico quanto este, nossa primeira preocupação foi preservar a saúde de todo o time e transmitir tranquilidade para que todos continuassem a exercer suas atividades em home office. Tanto que fomos uma das primeiras empresas do Brasil a aderir ao manifesto#NãoDemita. Dentro dessa proposta, desenvolvemos uma série de ações para motivar as equipes e manter as metas da Companhia alinhadas para continuarmos atendendo corretores, assessorias e clientes com a mesma excelência”, explica Itakura.
Entre as iniciativas adotadas pela Tokio Marine desde o decreto de pandemia de Covid-19 pela OMS estão a promoção de atividades online com foco na saúde física e mental dos funcionários, como atendimento com os médicos do trabalho e ginástica laboral; realização do “Papo de Time” para compartilhamento de informações sobre a Companhia; realização de uma série de treinamentos virtuais e incentivo à apresentação de ideias inovadoras sobre os processos da scguradora.
“Sem nenhuma dúvida, o espírito protagonista e de colaboração dos nossos Colaboradores foi essencial para vencermos os enormes desafios dessa jornada. Esse prêmio só mostra o quanto a nossa preocupação com a gestão de pessoas tem dado certo!”, finaliza Masaaki Itakura.
O prêmio Valor Carreira é realizado pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultora Mercer, e tem como objetivo medir e compreender o nível de engajamento dos funcionários, além dos indicadores de prosperidade organizacional.