WhatsApp é o canal de Assistência 24h mais acessado na HDI

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Rápido, conveniente e eficiente. Atualmente, a ferramenta que melhor representa esse perfil é o WhatsApp – um dos aplicativos mais usados no Brasil e o mais procurado pelos clientes da HDI, que disponibiliza o serviço para solicitação de assistência 24h.

A companhia, que tem trabalhado intensamente em digitalização de processos e inovações para melhorar a experiência do cliente, apurou que, em 2020, mais da metade dos acionamentos por meios digitais à assistência 24h foram feitos via WhatsApp. E este ano, de janeiro a maio, o canal digital já superou em 20% o total de acionamentos, comparado a todo o ano anterior. Sendo auto socorro e reboque, os serviços mais solicitados por clientes HDI Auto, enquanto encanador e eletricista, foram os mais solicitados por clientes HDI Em Casa.

“A HDI Seguros vê esse crescimento com muito orgulho, já que tem investido muito e trabalhado intensamente nos últimos anos para que os segurados tenham em mãos a opção mais conveniente para suas necessidades”, diz Frank Ohi, Diretor de Sinistros da HDI Seguros. “Nosso objetivo é oferecer alternativas de atendimento cada vez mais práticas e seguras aos nossos clientes, ampliando suas possibilidades de comunicação com a empresa”, completa.

Taxa de autorização de pagamentos acima dos 90%, com apoio da Adyen

O último ano trouxe desafios importantes para o setor de seguros. Dados do Sindicato das Seguradoras de São Paulo mostram que a taxa de crescimento do setor caiu de 12,3%, em 2019, para 1,3%, em 2020. Contrariando essa tendência, a HDI Seguros, quinta maior seguradora no ramo de automóveis, teve um aumento de 50% no volume processado em parceria com a Adyen, líder global de pagamentos. Além disso, a empresa manteve durante todo o período de quarentena taxas de autorização acima de 90% para transações realizadas com cartão de crédito.

O desempenho é considerado muito positivo, já que o aumento na quantidade de transações pode resultar em uma diminuição nas taxas de autorização. Isso ocorre devido a eventuais maiores índices de fraude e desconhecimento dos novos consumidores. A partir da utilização das tecnologias da Adyen, a HDI Seguros conseguiu driblar esses desafios e destacar-se no período.

As duas empresas atuam em parceria desde abril de 2019, o que possibilitou uma reação rápida no início da pandemia, quando alguns processos precisaram ser redefinidos. Graças a movimentos ágeis e consistência em performance, a seguradora garantiu a mesma qualidade de experiência do usuário oferecida aos segurados e corretores. Além disso, a nova dinâmica levou a um aumento da busca por serviços digitais no setor e a maior demanda por produtos como o seguro residencial, em decorrência do trabalho remoto.

“A gestão inteligente e de vanguarda nos rendeu resultados expressivos, com alta taxa de autorização nas transações e baixo número de contestação das cobranças. Em um setor tradicional como o de seguros, acreditamos que seguir investindo em tecnologia é o que fará a diferença para nossos corretores, parceiros e segurados”, avalia Vagner Guzella, CFO da HDI Seguros.

“Ficamos contentes em ver empresas como a HDI encarando tecnologia de pagamento como um asset estratégico para o negócio. Minimizar perdas em receita é algo muito importante para nossos clientes e algo que levamos como absoluta prioridade”, analisa Gil Anauati, Head de contas da Adyen para a América Latina.

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