Zurich completa 150 anos

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O Zurich Insurance Group completou 150 anos de existência. A companhia foi fundada em Zurique, em 1872, e hoje é a 8ª maior companhia de seguros do mundo, de acordo com ranking da Insurance Business Magazine 2022.

A Zurich está presente em 210 países, conta com 56 mil colaboradores e registrou um volume global de negócios da ordem de US$ 69,9 bilhões em 2021. No segmento de seguros, a Zurich é a empresa com a segunda maior participação no índice de performance de ações da STOXX Europe 600 Insurance, que contém 40 seguradoras europeias. A composição do índice é feita pelo tamanho de capitalização de mercado.

No Brasil, a companhia acumula mais de 80 anos de experiência e o país é hoje a maior operação da Zurich na América Latina, onde o Grupo está presente em outros países há mais de 60 anos.

Em 2011, a Zurich firmou parceria com o Banco Santander, que originou a joint-venture Zurich Santander. A plataforma acelerou a estratégia de crescimento da Zurich nos mercados emergentes e consolidou a posição do Grupo no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai, ofertando seguros e produtos de previdência para mais de 36 milhões de clientes. Juntas, Zurich e Zurich Santander arrecadaram R$ 11,3 bilhões no acumulado de 2021 em prêmios de seguros*, e administram hoje mais de R$ 73 bilhões em fundos de previdência, o que coloca a operação combinada como a quarta maior do ranking brasileiro de seguros e previdência.

A Zurich opera um amplo portfólio de produtos no Brasil. Para pessoas físicas, a companhia oferece apólices de auto, residência, vida, viagem, garantia estendida e proteção contra danos, roubo e furto de equipamentos eletrônicos. Também compõem o portfólio seguros financeiros de perda, roubo ou furto de cartões, seguro prestamista e seguro educacional.

No segmento de seguros corporativos, a Zurich oferece apólices para proteção patrimonial, riscos cibernéticos, responsabilidade civil de administradores (D&O), responsabilidade civil geral, riscos de engenharia, riscos nomeados e operacionais, garantia e seguros de vida em Grupo e planos de previdência empresarial. A companhia tem como clientes grandes empresas de setores como papel e celulose, aviação, siderurgia, energia, cosméticos, perfumaria e locação de veículos, entre outros. “Nossos clientes contam com uma equipe de engenheiros que compõe um network global com mais de 800 especialistas que ajudam as empresas a melhorarem a gestão dos seus riscos para a continuidade dos negócios”, aponta Edson Franco (foto), CEO da Zurich no Brasil.

Corretor

O corretor é uma das grandes forças de distribuição de seguros e previdência da Zurich no país. “Acreditamos no poder e na importância dos corretores para orientar os consumidores, o que ficou ainda mais evidente depois da pandemia. O aconselhamento do profissional especializado é essencial para que os clientes tomem as decisões corretas”, diz o CEO da Zurich no Brasil.

Atualmente, a Zurich conta com 9 mil corretores parceiros. A companhia quer chegar a 15 mil nos próximos cinco anos e ampliar a oferta de seguros de vida, previdência, residencial, seguro para veículos, seguros empresariais, entre outros. “Existe ainda um grande gap de proteção securitária no país e os corretores têm papel central na educação financeira dos brasileiros”, diz Franco.

Com foco no crescimento em outras regiões, a empresa já ampliou sua presença para mais estados. A expansão está sendo feita por meio de assessorias que dão suporte comercial aos corretores. “Este modelo é fundamental para dar amplitude comercial aos nossos parceiros. As assessorias complementam nossa rede de 27 filiais físicas”, finaliza.

Parcerias

Para ampliar a distribuição de seus produtos no mercado brasileiro, a Zurich estruturou uma ampla rede de parcerias no Brasil que contempla corretores, instituições financeiras, varejistas, fintechs, insurtechs, associações de classes. “Somos cada vez mais uma empresa de ecossistema e queremos crescer mais nos canais digitais. Neste modelo de distribuição, parcerias com startups e empresas da nova economia se somam as alianças com o varejo tradicional, abrindo novas oportunidades”, avalia o executivo.

*Sem considerar Capitalização, Saúde e DPVAT

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