Akad inova o mercado de seguros com ChatGPT: corretores obtêm respostas instantâneas via Whatsapp

0
174

Empresa é a primeira seguradora da América Latina a utilizar a Inteligência Artificial do ChatGPT conectada ao Whatsapp, para interagir em escala com corretores, responder dúvidas, fazer cotações e abrir sinistros em tempo real em todo o País

Investida pela GP Investimentos, a Akad acaba de se tornar a primeira seguradora da América Latina a oferecer suporte aos seus corretores a partir da Inteligência Artificial do ChatGPT. O assistente virtual foi treinado com todas as informações referentes aos produtos da empresa para interagir com os profissionais pelo Whatsapp em tempo real, seja por voz ou texto. A companhia conta com a tecnologia para revolucionar o atendimento no setor, dar escalabilidade ao portfólio de produtos e ajudar os corretores a ampliar em até 50% o número de negócios fechados ainda este ano.

A seguradora aposta no ChatGPT como o grande aliado na rotina de trabalho dos corretores, indo muito além de um canal para solucionar dúvidas. Marcelo Sales, CIO da Akad, revela que a companhia preparou o assistente virtual para indicar produtos, fazer cotações em tempo real e até abrir sinistros por comando de voz. “A qualquer momento e em qualquer lugar o corretor terá a informação que precisa para ser mais ágil e assertivo na oferta das apólices”, destaca o executivo.

Co-fundador do Grupo Cyberlabs, a maior companhia de Inteligência Artificial de cibersegurança da América Latina, Sales é um dos mentores da criação da tecnologia que vai ajudar a escalar os negócios da Akad com a transformação dos profissionais de seguros em corretores digitais. Segundo o CIO, a seguradora vem treinando a Inteligência Artificial para se tornar um oráculo de atendimento com amplo domínio sobre o portfólio de produtos da empresa e o mercado de seguros no Brasil.

Durante os últimos seis meses, Sales e sua equipe abasteceram o assistente com livros, webinars, reuniões, condições gerais dos produtos, tutoriais em vídeo e outros materiais produzidos pela seguradora em sua trajetória de mais de dez anos de atuação no Brasil.  “Aliada do trabalho dos funcionários da Akad, a nova tecnologia apoiará os corretores de forma que nenhum ser humano ou solução tradicional seria capaz de fazer pela incapacidade de armazenamento de zilhões de informações para responder imediatamente qualquer dúvida, e em qualquer contexto, sobre seguros, em um estalar de dedos”, diz ele.

O poder do Whatsapp

Esse arsenal de aprendizados acabou por permitir que Akad transformasse seu representante em uma espécie de Super Atendente, que ao usar o ChatGPT treinado com todo o conhecimento da empresa, é capaz de apoiar o corretor com muito mais agilidade. Esse Super Atendente inteligente na Akad começou a ganhar força a partir das pesquisas mais recentes feitas com os corretores parceiros da companhia. O levantamento mostrou que quase 90% dos profissionais usam o Whatsapp como principal ferramenta de comunicação com seus clientes. Quando perguntados sobre fatores determinantes para fechar mais negócios, os corretores responderam “agilidade nas respostas”, “melhor atendimento” e “conhecimento dos produtos”.

Para Danilo Gamboa, CEO da Akad, o ChatGPT estará apto a solucionar essas e outras grandes dores da rotina dos corretores. Isto porque, diferente de um chatbot tradicional, que se baseia em regras preestabelecidas para gerar respostas prontas, o modelo de linguagem do ChatGPT pode compreender o significado de frases complexas enviadas por voz, em qualquer idioma, inclusive com gírias e expressões regionalistas.

“Para qualquer ser humano seria impossível decorar milhares de horas de atendimento e dominar todas as informações da companhia”, observa Gamboa. “A tecnologia transforma nossos atendentes em agentes mais poderosos, com conhecimento mais amplo e abrangente para apoiar o trabalho dos corretores”, explica o executivo.

O CEO da seguradora confirma ainda que o ChatGPT também será aliado na implementação de outros projetos ambiciosos recém anunciadas pela Akad. Em janeiro, a companhia lançou o Corretor Digital, uma plataforma de vendas que auxilia os corretores a vender diretamente aos segurados, além da criação de peças para ações de marketing e comunicação em mídias sociais, otimizando os investimentos em Google Ads.

A companhia também adicionou novas funcionalidades na Central do Corretor, ambiente onde os profissionais podem mensurar, gerenciar e planejar suas vendas por meio de dashboards e relatórios de apoio. “Um dos nossos objetivos é ajudar o corretor a vender seguros de forma exponencial de forma prática e em alta velocidade, redefinindo seu negócio e, portanto, permitindo a democratização do acesso das empresas de todos os portes aos produtos e serviços”, destaca Gamboa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.