Associação de Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS)

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Um talk show realizado recentemente durante a edição brasileira do Dive In – The Festival for Diversity & Inclusion in Insurance,  marcou a apresentação da Associação de Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS), que sucederá, com abrangência, metas e planos mais ambiciosos, o Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros.

O evento foi aberto pela vice-presidente de Riscos e Compliance do IRB Brasil RE, Lucia Valle, e pela CEO da Guy Carpenter, Judi Newsam, que saudaram a plateia, composta por executivas e profissionais de diversos segmentos da indústria do seguro e enfatizaram a importância de uma entidade com o foco direcionado para o empoderamento da mulher no mercado de trabalho.

Nesse contexto, Lucia Valle lamentou a grande distância que separa os salários das mulheres e dos profissionais do sexo masculino. “Esse gap chega a 24% em alguns casos. Muitas executivas deixam as empresas por não verem perspectivas de alcançarem cargos mais elevados. Algumas precisam, inclusive, ter um mentor e socializar seus conhecimentos para crescer na empresa”, salientou.

Por sua vez, Judi Newsam, apontou o papel que a AMMS pode representar em um cenário no qual há a necessidade de inclusão da mulher principalmente em postos de comandos de empresas e instituições do mercado. “Estou muito feliz por estar aqui, no lançamento da primeira associação da América Latina que expressa a conscientização do movimento mundial Dive In”, proclamou.

Em seguida, Berenice Areias lembrou que o Clube das Luluzinhas, da qual foi fundadora, há aproximadamente 20 anos, foi pioneiro em alguns aspectos, tendo sido, por exemplo, a primeira entidade a promover um evento sobre a abertura no resseguro.

Ela lembrou que o clube surgiu diante da constatação do baixo número de mulheres atuando em funções executivas no mercado de seguros. “Historicamente, poucas tiveram a oportunidade de networking, de estabelecer redes de relacionamentos profissionais e, assim, se desenvolver profissionalmente”, frisou.

Berenice Areias acrescentou que a AMMS tem como referência uma associação norte-americana que aceita “todos os gêneros” e tem o foco na educação.

Já Liliana Caldeira, também conselheira do clube, citou pesquisas que comprovam as dificuldades enfrentadas por mulheres em cargos executivos. “A Época Negócios listou as 150 empresas para se trabalhar e descobriu que apenas 15 mulheres atuam como CEO nesse grupo, ou seja, somente 10%”, revelou.

A vice-presidente da AMMS, Simone Vizani, também enfatizou a importância de se valorizar a presença da mulher no mercado de seguros. “A nossa missão é o desenvolvimento profissional da mulher no mercado”, assinalou.

Ela observou ainda que a AMMS quer ser reconhecida por propagar e ajudar as boas práticas de inclusão. Para tanto, a entidade atuará junto às empresas para que as mulheres sejam valorizadas no ambiente de trabalho. “Precisamos mudar a ideia que somente homens podem fechar bons negócios. Se o ambiente for favorável, a mulher devolve uma enorme rentabilidade para a empresa, até por ser multitarefa”, observou.

Por sua vez, a atuária Camila Davoglio – conselheira fiscal da AMMS – disse que as empresas podem ter um bom retorno caso se posicionem como uma “marca inclusiva”.

Ela adiantou que a associação pretende ajudar as empresas interessadas em adotar novas políticas de formação e qualificação da mulher, inclusive com a realização de eventos internos.

Em contrapartida, a AMMS conta com o patrocínio de empresas e instituições do mercado de seguros para promover “melhores eventos”. São cinco categorias de patrocínio.

A quinta participante foi a diretora Executiva da AMMS, Márcia Ribeiro, que conclamou as mulheres que trabalham no mercado a se associarem e unirem forças em defesa da sua valorização profissional. “Queremos ir longe. Mas, precisamos da colaboração de todas. Juntas, seremos melhores e maiores”, acenou.

Márcia Ribeiro informou ainda que as associadas da AMMS pagarão apenas R$ 250,00 por ano – “ou apenas R$ 0,68 por dia” – valor que pode ser parcelado em quatro vezes. Todas terão inúmeros benefícios.

Associadas que são funcionárias de empresas patrocinadoras da AMMS terão descontos.

No encerramento do talk show, foi transmitida mensagem gravada pela primeira presidente da AMMS, Margo Black, que agradeceu o apoio das associadas, dos patrocinadores do evento (IRB Brasil RE e Guy Carpenter) e assegurou que nova entidade tem “grandes planos” para breve. “Podemos ser um exemplo para outros mercados da América Latina. Precisamos de todas vocês”, frisou.

O evento, organizado pela Guy Carpenter – empresa do Grupo MMC – com o apoio do IRB Brasil RE, discutiu o empoderamento da mulher no mercado de trabalho, um dos assuntos mais discutidos na atualidade, em todo o mundo.

Idealizado pelo Lloyd’s, o Dive In ocorre simultaneamente nas principais capitais do mundo. O objetivo é difundir aspectos relacionados à diversidade e à inclusão, contando com o apoio das principais instituições multinacionais do setor.

 

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