Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) – Seguro apresenta queda em setembro, após 11 meses de alta consecutiva

0
706

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de setembro do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto apresentou queda após 11 meses consecutivos de aumento, caindo de 6,6%, em agosto, para 6,5% em setembro. Mesmo com a redução, o índice apresenta aumento acumulado de 27,5% nos últimos 12 meses.

Para Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx, a tendência é que o IPSA siga estável ou com leve queda nos próximos meses de 2022. “A queda da sinistralidade das seguradoras nos últimos meses é decorrente do aumento dos preços do seguro e não da redução dos sinistros. Em São Paulo por exemplo, o roubo e furto no terceiro trimestre de 2022 aumentou 4,6% em relação ao trimestre anterior de acordo com a SSP/SP”.

Em relação ao IPSA por gênero é possível verificar que o índice seguiu a tendência do Índice geral, apresentando uma leve queda. “O sexo feminino caiu de 6,2%, agosto, para 6,1%, setembro. Já o masculino passou de 6,8% para 6,7%”, explica o executivo.

Dados regionais – A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. Neste mês, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) segue com a maior taxa, sendo 47% superior na comparação à Região Metropolitana de Belém (PA).

Especificamente na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Norte é 70,8% superior à região central. Já na capital fluminense, a Zona Norte segue com o maior índice, sendo 80,4% maior na comparação com a Zona Sul do Rio de Janeiro.

Já em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix segue na liderança com 6,4% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,8%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 31,8% do total de automóveis cotados no mês de setembro.

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por população, IPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe.

Com mais R$ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. “Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, revela Emir Zanatto, CEO da TEx.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.