
Além de estimular o hábito de juntar recursos, títulos oferecem o aspecto lúdico das premiações, que podem chegar a R$ 1,5 milhão
Ao comprar um Título de Capitalização no valor de R$ 30, João Nunes, de 72 anos, conquistou a tranquilidade financeira que tanto buscava. Morador de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, ele foi sorteado com um prêmio de R$ 1 milhão, que garantiu sua aposentadoria e uma nova rotina, com mais conforto para a família. A história desse gaúcho é um exemplo concreto do potencial transformador dos sorteios promovidos por um produto supervisionado e regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e estruturado com base em regras claras e auditadas, oferecendo segurança e transparência ao consumidor.
João foi contemplado em dezembro de 2024, por meio do produto Trilegal, da modalidade Filantropia Premiável, da Aplicap. A história dele com os títulos de Capitalização começou em 2015, inspirado pela sogra e por uma cunhada que havia sido contemplada com R$ 2 mil. Foi a partir daí, motivado pelos sorteios, que decidiu também se tornar cliente.
“Achei que valia a pena tentar. Sempre comprei pensando nos sorteios. O que eu não esperava era ganhar um valor que realmente faria diferença na minha vida”, conta João, que além do valor em dinheiro ganhou fama na cidade onde mora, que tem pouco mais de 60 mil habitantes. “Agora não consigo mais ficar anônimo”.
Apesar da idade avançada e de ter sofrido um infarto há dois anos, João ainda realizava pequenos serviços em residências, como cortar grama e limpar quintais. Com R$ 1 milhão na conta, pôde descansar e investir em bens que antes não tinha condições de pagar, como carro e aparelho de ar-condicionado. O tratamento dentário da família também foi garantido.
“Sigo comprando títulos. E estou usando meu dinheiro com cuidado para que ele dure bastante”, afirma o aposentado.
Produtos têm o aspecto lúdico dos sorteios
Os títulos de Capitalização se destacam pelo aspecto lúdico dos sorteios, uma possibilidade que atrai consumidores em todo o país. Os sorteios seguem regras claras e são conduzidos com total transparência, podendo ocorrer de forma instantânea, semanal ou mensal, a depender do produto contratado. Algumas companhias utilizam os resultados da Loteria Federal, enquanto outras optam por sistemas próprios, sempre auditados por empresas independentes e com autorização da Susep.
Dados do setor divulgados pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) mostram a força desse mercado: no primeiro quadrimestre de 2025 foram distribuídos R$ 640 milhões em prêmios, um aumento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado reflete o papel dos sorteios como elemento de engajamento e estímulo à disciplina financeira. Para muitas famílias, a premiação funciona como um impulso real para mudar de vida, tirar planos do papel ou conquistar uma estabilidade que parecia distante.
“Os sorteios são conduzidos com total transparência, garantindo segurança ao consumidor e reforçando a confiança no setor. E estamos falando de prêmios que, muitas vezes, são milionários e têm o poder de transformar a realidade de famílias brasileiras. Além de estimular a disciplina financeira, eles oferecem uma chance real de realização de sonhos”, diz Natanael Castro, diretor-executivo da FenaCap.
Na edição especial de 30 anos do Ourocap, clientes que adquirem título com pagamento único de R$ 3 mil concorrem a mais de 1.500 prêmios, sendo 30 sorteios de R$ 1 milhão, em dezembro. Ao fim de 36 meses, o valor investido é devolvido com correção pela Taxa Referencial.
“Celebramos não apenas os resultados e o protagonismo conquistado no mercado de Capitalização, mas, principalmente, a solidez de um produto tradicional que transforma vidas”, afirma Antônio Carlos Teixeira, presidente da Brasilcap, empresa de capitalização BB Seguros.
Títulos da modalidade Tradicional são estímulo ao planejamento
Ao unir planejamento financeiro e a chance de grandes premiações, os títulos com características da modalidade Tradicional seguem conquistando espaço entre os brasileiros, com histórias reais que mostram que sonhar, nesse caso, é também uma forma de se planejar.
“A Capitalização é um produto que se destaca por incentivar a educação financeira na prática, promovendo o hábito de guardar dinheiro e, ao mesmo tempo, concorrer a muitos prêmios, o que tem atraído cada vez mais o interesse dos brasileiros”, ressalta Douglas Duran, superintendente sênior de negócios da Bradesco Capitalização. Em dezembro de 2024, a empresa pagou cinco prêmios milionários de R$ 1,5 milhão líquido cada para os estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás e para o DF, por meio do produto Max Prêmios Mil.
CEO da Liderança Capitalização, Renato Terzi também reforça a importância das premiações:
“Ações como essa são essenciais para estimular a participação de clientes e reforçar a credibilidade da Tele Sena, que já distribuiu mais de R$ 1 bilhão em prêmios ao longo de sua história. Quando mostramos que é possível ganhar de verdade, o público se engaja ainda mais, e isso impacta positivamente na comercialização dos títulos. Esse tipo de iniciativa contribui diretamente para o aumento das vendas e fortalece o relacionamento com nossos consumidores”.